Violência doméstica contra a mulher é abordada em palestra educacional

24 de agosto de 2021

Em alusão ao Agosto Lilás, a Creche Municipal Redmilson Nobre, preparou uma programação promovendo palestras educativas aos pais dos alunos, com a temática “Violência doméstica e contra a mulher”, com participação de Ester de Paula, figura importante na luta das mulheres.

O “Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher, cujo objetivo é intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizando e conscientizando a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgando os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Durante a palestra, Ester falou sobre a importância de educar as crianças, apresentando aos pais os tipos de violência, o ciclo de violência que as mulheres vivem dentro de relacionamentos abusivos, leis de proteção à mulher e serviços prestados para atendê-las.

“É dentro da escola que se oportuniza para que a criança tenha voz e nós enquanto professores, devemos saber ouvir e atuar na prevenção da violência. Sem a educação, não transformamos o mundo, a educação é essencial para a prevenção da violência”, afirmou Ester de Paula.

Flávio Ramos, pedagogo da Creche Redmilson Nobre, reforça a importância da participação da escola no processo de conscientização das crianças e dos pais na prevenção à violência.

“A escola é um espaço de ensino/aprendizagem, de emancipação e transformação social. Com isso, se faz cada vez mais necessário que a participação da família no cotidiano escolar seja latente. Os problemas sociais que apresentam índices cada vez maiores como a violência doméstica e sexual contra a mulher, crianças, adolescentes, a homofobia, o racismo e a pobreza, não permitem que as escolas, principalmente as públicas, se silenciem diante dos mesmos, pois os sujeitos que fazem parte delas, são afetados diretamente”, declarou o pedagogo.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 24 de agosto de 2021