Sucesso total, Minimaratona Cidade de Santana encerra programação de aniversário de Santana

20 de dezembro de 2022

No último domingo, 18, como parte do aniversário de 35 anos de emancipação do município de Santana, ocorreu a 1ª edição Minimaratona Cidade de Santana. Com percursos de 5 e 13 quilômetros, a prova foi considerada um sucesso pelo público, atletas e organização, e marcou o encerramento da programação festiva.

Por volta das 6h15 ocorreu a largada na praça do Fórum. Corredores profissionais e amadores estiveram presentes na competição que irá fazer parte do calendário oficial de aniversário da cidade. Além disso, passa a fazer parte também, de provas oficiais do estado já que cumpriu requisitos e critérios exigidos pela Federação de Atletismo Amapá (FAAp).

“Sucesso absoluto e foi fantástico o resultado da minimaratona cidade de Santana. Tivemos  cerca de mil e cem atletas num percurso que foi mais desafiador para os corredores amadores. Então, considero que foi uma linda corrida de rua”, disse o prefeito Bala Rocha.

A Minimaratona Cidade de Santana, conseguiu atrair atletas de municípios paraenses como,  Santarém, Portel e Almeirim. Na prova principal (13km) o atleta profissional José Arruda, venceu no masculino. No feminino, Risonete dos Santos, foi a vencedora. O corredor Rodrigo Silva, afirmou que a prova se torna atrativa e desafiadora em virtude do percurso.

“Esse percurso foi muito bom, pois enfretamos ladeiras e trechos de subidas que nos motivou e isso separa os atletas amadores daqueles que realmente buscam vencer a minimaratona. A organização está de parabéns porque dessa forma, anualmente vamos nos preparar”, reafirmou.

O prefeito Bala Rocha, destacou que a minimaratona serve para melhorar a qualidade de vida da população.

“A minimaratona veio para valorizar a autoestima, a realização pessoal, o reconhecimento da capacidade física, mental e intelectual dos corredores. Esporte é vida, é saúde e por isso a minimaratona também passa a ser chamar minimaratona da felicidade, da autoestima. Estamos muito felizes com a minimaratona”, finalizou Bala Rocha.

Confira abaixo os vencedores em cada categoria:

– 13 quilômetros masculino

1° lugar-José Arruda, 2° lugar-Janailson da Silva, 3° lugar-Aldair do Nascimento

Feminino

1° lugar-Risonete dos Santos, 2° lugar-Cleidiane Gama, 3°lugar-Rafaela Dantas