Prefeitura Municipal de Santana

STTRANS participa da abertura da Semana Nacional de Trânsito

17 de setembro de 2022

Foto: Luana Silveira | Acervo PMS.

Durante a manhã desta sexta-feira (16) diversos membros da segurança viária do Amapá compareceram à abertura da Semana Nacional de Trânsito, que aconteceu no auditório do prédio da Advocacia Geral da União, localizado na Avenida FAB, centro de Macapá.
Instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito é um evento anual que ocorre em todas as cidades brasileiras no período de 18 a 25 de setembro, promovido pelos órgãos de segurança viária de cada localidade e conta com a participação de instituições públicas e representantes da sociedade civil.
A campanha Juntos Salvamos Vidas é o tema deste ano para desenvolver as atividades relacionadas à prevenção de vidas no trânsito. Segundo Fábia Sena, diretora da Superintendência de Transportes e Trânsito de Santana (STTRANS), a integração dos órgãos de segurança é peça fundamental para a eficácia da educação viária.
“Estamos participando da abertura da Semana Nacional de Trânsito em parceria com a PRF, Lei Seca, PM e demais instituições com o tema Juntos Salvamos Vidas. São essas ações, além do comportamento da sociedade em geral, que permite a educação e conscientização por um trânsito mais seguro”, relata.
Este ano, o lançamento foi realizado pela PRF, DETRAN/LEI SECA, CTMAC, DEMUTTRAN, IMTRANS, PM – BPRE/BPTRAN, com o objetivo de realizar diversas atividades integrantes para promover conscientização nos condutores, passageiros, ciclistas e pedestres por um trânsito mais seguro a todos.
O Superintendente da Polícia Rodoviária Federal do Amapá, Aldo Balieiro afirma que os esforços devem partir de todos, por meio de ações intensivas, educativas, repressivas e, principalmente, dialogando com ciclistas, pedestres e condutores.
“Esse esforço conjunto de salvar vidas é uma conduta nacional e também local. Nós, aqui do Amapá passaremos a fazer parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), que consiste em uma série de medidas para salvar mais de 86 mil vidas no trânsito até o ano de 2028”, explica.
O evento para oficializar o cumprimento do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) no Estado do Amapá, acontecerá na próxima segunda-feira (19), no Salão do Palácio do
Governo.
O Plano está estruturado em seis pilares e segue a perspectiva dos Sistemas Seguros e de Visão Zero.
I – Pilar 1: Gestão da Segurança no Trânsito;
II – Pilar 2: Vias Seguras;
III – Pilar 3: Segurança Veicular;
IV – Pilar 4: Educação para o Trânsito;
V – Pilar 5: Atendimento às Vítimas; e
VI – Pilar 6: Normatização e Fiscalização.

Foto: Peças do Site Oficial Maio Amarelo.

Luana Silveira – Assessora de Comunicação da Superintendência de Transportes e Trânsito de Santana.
Contato: luanasilveirajor@gmail.com

Última modificação: 17 de setembro de 2022

Comments are closed.