STTRANS intensifica ações educativas na Semana Nacional de Trânsito

21 de setembro de 2022

O projeto educativo possui mais de 10 anos de tradição e visita diversas escolas em todo o Estado. Foto: Luana Silveira | Acervo PMS.

De 18 a 25 de setembro, dezenas de cidades brasileiras se unem para ampliar o debate em prol de um trânsito mais seguro.

A Superintendência de Trânsito e Transportes de Santana (STTRANS), está comprometida em disseminar e envolver toda a sociedade em busca de um trânsito mais seguro e respeitoso para todos. Durante os turnos matutinos e vespertinos desta quarta-feira, 21, foi a vez da Escola de Ensino Infantil Pequeno Príncipe receber os agentes de trânsito, que abordaram a temática para alunos na faixa-etária de quatro a cinco anos.

O projeto educativo existe há 14 anos e se propõe a fazer um passeio por várias escolas do Amapá, expondo o tema de maneira leve e descontraída ao público infanto-juvenil. O agente de trânsito, Marlon Viana, que é um dos cabeças do projeto, explica que as crianças são joias da sociedade, e por isso a necessidade de serem lapidadas, isto é, debater o assunto enquanto ainda estão construindo suas perspectivas de mundo:

Simulação de travessia em faixa de pedestre. Foto: Luana Silveira | Acervo PMS.

“A educação no trânsito é fundamental para essas crianças no ambiente escolar, haja vista que elas são as jóias a serem lapidadas para transformarem a sociedade em um futuro cada vez melhor. Nosso papel é sensibilizar esses futuros condutores, que serão essenciais para nosso contexto social do amanhã”, relata.

Agentes de trânsito, diretora Neize Cunha, coordenador pedagógico e professoras da escola. Foto: Luana Silveira | Acervo PMS.

A diretora da escola, Neize Cunha, afirma que a metodologia adotada pelos agentes de trânsito faz toda diferença, já que desperta a atenção dos pequenos, que depois aplicam os aprendizados no dia a dia:

“Por vezes pensamos que as crianças não prestam muita atenção ao que acontece ao seu redor, mas é o contrário, prestam sim. A palestra de hoje ensinou a importância de seguir as regras de trânsito e nós já temos exemplos de crianças que ensinam aos pais o que aprenderam aqui. Então, querendo ou não, elas também alertam os próprios pais. Elas aprendem com muita agilidade, por isso esse tema é indispensável”, frisa a diretora.

O projeto utiliza a metodologia de teatro de fantoches para estimular a atenção das crianças. Foto: Luana Silveira | Acervo PMS.

Acompanhe a programação da STTRANS para a Semana Nacional de Trânsito

Palestra Educativa – Colégio Podium (22/09 às 09h)

Desfile Cívico – Creche Iraídina Pinheiro (22/09 às 17h)

Palestra Educativa – Colégio Santa Bartolomea Capitanio (23/09 às 09h e 15h)