STTrans e Detran – AP formam nova turma de taxistas e mototaxistas no município de Santana

25 de junho de 2022

A cerimônia para a entrega dos certificados ocorreu na última sexta-feira, 24.

Durante a manhã da última sexta-feira, 24, a equipe da Escola Pública de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran – AP) e da Superintendência de Transportes e Trânsito de Santana (STTrans), realizaram a entrega dos certificados aos alunos que passaram pelo curso de formação de taxista e mototaxista do município. O treinamento, previsto em lei, aconteceu ao longo da semana no auditório da Casa da Juventude (CAJU) e formou 28 taxistas e 24 mototaxistas.

O curso formou 24 mototaxistas e 28 taxistas no município, com apoio da Superintendência de Transportes e Trânsito de Santana. Foto: Crisyano Mendes/Acervo PMS.

A diretora da Escola Pública de Trânsito, Ana Quadros, explica que o curso de formação é ofertado desde 2018 pelo DETRAN- AP, em todos os municípios do Estado:

“A formação é obrigatória por lei, existem várias resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que exige  aos mototaxistas e taxistas o curso de formação de 30 horas. Dessa forma, nós estabelecemos essa parceria com o Município de Santana e a STTrans. Trazer para Santana essa formação é trazer conhecimento para que os condutores possam estabelecer um comportamento que atenda todas as regras do código de trânsito, para que possamos evitar acidentes”, afirma a diretora.

Diretora da Escola Pública de Trânsito do Detran – AP, Ana Quadros.

Conforme consta no capítulo XIV, Art. 148 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é indispensável que a formação de condutores ofereça curso de direção defensiva e de conceitos básicos de proteção ao meio ambiente relacionados com o trânsito. Os alunos aprovados no treinamento alcançam a permissão para dirigir, no período de um ano.

Segundo Nilton Souza da Silva, de 63 anos, condutor de táxi há mais de 15 anos, o curso oportuniza aos profissionais acesso ao conhecimento:

“Com este curso nós temos uma forma de aprender aquilo que nós fazemos no dia a dia, mas que muitas vezes fazemos sem saber o modo correto. E esse treinamento chega para nos ajudar a entender nossos deveres no trabalho de taxista. Eu acho que é válido e nós só temos a agradecer em nome da Prefeitura de Santana, do governador, da escola que trouxe o curso para cá e que vai gerar muitos benefícios para todos nós”, relata o taxista.

Nilton Souza da Silva, de 63 anos, é taxista há mais de 15 anos.

Os cursos ofertados pelo Detran – Ap, com apoio da STTrans, seguirão durante todo o ano de 2022. Para mais informações, dirija-se até a sede da Superintendência de Transporte e Trânsito, localizada na Av. Santana, 3525 – Fonte Nova em horário comercial.

Luana Silveira – Assessora de Comunicação

Contato: luanasilveirajor@gmail.com