SEMASC realiza ação em alusão ao Maio Laranja na área portuária de Santana

19 de maio de 2021

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) realizou através do apoio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) uma ação em alusão ao Maio Laranja, que visa o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Na ação foi realizada uma panfletagem junto a uma caminhada na área portuária de Santana, contando com a presença do Diretor do CREAS, Rafael Garcia e da Secretária de Assistência Social, Priscilla Azevedo. Além disso, também foi feito uma abordagem social no prédio da SEMASC para os usuários de benefícios sociais administrados pela secretaria.

“Através de buscas ativas e abordagens sociais estamos realizando acompanhamentos e intervenções em vários pontos do município, seja na zona urbana ou na zona rural.” Afirmou a Secretária, Priscilla Azevedo.

Maio Laranja

O mês de maio é nacionalmente conhecido como Maio Laranja, mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O dia 18 foi instituído pela lei federal 9970/00 como o dia nacional de combate a essa grave violação de direitos, data alusiva à morte da menina Araceli, violentada e morta aos oito anos de idade.

É importante ser esclarecido que existe dois tipos de violência sexual, o abuso e a exploração. O abuso sexual é qualquer relação entre um adulto e uma criança ou adolescente ou entre um adolescente mais velho com uma criança ou outro adolescente de menor idade. Já a exploração é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca.

Se você conhece algum caso parecido ao descrito acima, disk 100 e denuncie. A ligação é gratuita e sua identidade é mantida em sigilo.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 19 de maio de 2021