Sarampo: campanha já imunizou mais de 3.500 santanenses contra a doença

4 de fevereiro de 2021

O mutirão de imunização contra o sarampo continua em todas as salas de vacina das Unidades de Saúde do município de Santana até o dia 24 de fevereiro. Até esta quinta-feira (04), 3.827 pessoas com idade entre seis meses e 59 anos já foram imunizadas contra a doença no município. A Prefeitura de Santana orienta para que as pessoas procurem a unidade mais próxima de sua casa para que fiquem protegidas.

“O foco da campanha é reforçar a imunização de crianças de 0 a 5 anos, adultos não vacinados, além de atualizar a caderneta de vacinação infantil. A vacinação é a única forma de prevenir a doença viral, que tem altíssimo potencial de transmissão”, alerta a chefe do Departamento de Epidemiologia da Semsa, enfermeira Jorsette Cantuária.

De acordo com o relatório da Vigilância em Saúde da Semsa, das 3.827 doses já foram aplicadas, 1.750 foram ministradas pelas equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), 1.436 pelas equipes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e 641 em salas de vacina das UBS´s.

Este ano, Santana já registrou 2 casos positivos da doença, 4 foram descartados e 2 aguardam análise laboratorial. A vacina é o único meio de impedir o contágio do sarampo, considerada uma doença grave e altamente contagiosa. Os principais sintomas são febre, tosse, irritação nos olhos, secreção no nariz e manchas vermelhas pelo corpo. Se houver complicações, pode levar à morte.

Além da tríplice viral, que protege contra o sarampo, as vacinas disponíveis nas unidades de saúde são: BCG, Hb, Tetravalente, VIP, Rotavírus, Pneumocócica 10, Meningocócica C, Febre amarela, Dtp e VOP (Gotinha). A vacina tríplice viral, também protege contra a rubéola e caxumba.

Comunicação / Prefeitura de Santana

Última modificação: 4 de fevereiro de 2021