Santana Urgente: vacina contra a Covid-19 chega a comunidades rurais

15 de março de 2021

Idosos com mais de 70 anos do distrito do Igarapé do Lago, área quilombola, localizada na BR-156, no município de Santana, foram vacinados no último fim de semana contra a Covid-19. A estratégia de imunização faz do programa Santana Urgente, que através de ações itinerantes levará diversos serviços da Atenção Básica à Saúde a população que reside em comunidades rurais do município.

Aos 86 anos, Maria dos Santos Piçanco, conhecida carinhosamente na comunidade como Tia Mariquinha, foi a primeira idosa do distrito a receber a vacina. “Graças a Deus fui vacinada”, comemorou a parteira.

Quem também recebeu a primeira dose do imunizante contra o coronavírus foi a idosa Maria de Lourdes da Silva, de 103 anos. “Ela estava preocupada, ansiosa e todo dia perguntava. Tenho muita fé em Deus que todos vamos vencer essa doença”, disse a filha Doralice Picanço.

As equipes de Saúde também levaram assistência à população, com a aplicação de testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19, e reforçaram junto à comunidade os cuidados para continuar se prevenindo contra a doença. “Foi muito importante a ação ter chegado aqui, pois a nossa comunidade precisava de atenção”, disse a dona de casa Edielza Barros.

A secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira, lembrou que a dificuldade de deslocamento desses idosos é maior e por isso que a prefeitura montou estratégia para estar mais perto da comunidade rural. “Ao mesmo tempo que levamos o teste rápido para fazer ter um diagnóstico do estado imunológico dessa população, vacinamos os idosos que estão dentro da faixa etária e orientamos os moradores a continuarem mantendo os cuidados, para juntos sairmos dessa pandemia”, destacou a gestora.

Ao todo, foram realizados mais de 150 atendimentos na comunidade, entre consultas médicas, testes rápidos e vacinação.

Ações emergenciais

No domingo (14), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, realizou visita técnica as localidades de Alto do Pirativa, São Raimundo do Pirativa, Santo Antônio do Matapi e Cinco Chagas, comunidades quilombolas de Santana, para fazer um levantamento acerca das necessidades emergenciais quanto à atenção primária na saúde em cada região.

Na UBS Alto do Pirativa, o forro de uma das salas desabou e está comprometido pelas infiltrações. Segundo os moradores, na gestão anterior, a unidade passou por reforma e foi entregue à comunidade, porém, ainda com graves problemas na infraestrutura. Como medida emergencial, a Secretaria de Saúde viabilizará os reparos necessários, para evitar que a unidade permaneça fechada.

Além disso, a Prefeitura realizará em breve um cronograma de ações itinerantes de promoção à saúde em cada localidade, levando assistência às famílias, com consultas médicas, testes rápidos e vacinação de idosos contra a Covid-19.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 16 de março de 2021