Santana promoverá Dia “D” de combate e prevenção à malária

23 de abril de 2022

A Prefeitura de Santana promoverá, nos dias 25 e 26 de abril, o dia “D” de combate à malária. A ação de conscientização é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, e faz parte dos esforços globais para o controle efetivo da doença pela Organização Mundial de Saúde – OMS, que instituiu o dia 25 de abril como o Dia Mundial de Luta contra a Malária.

A programação inicia na segunda-feira, 25 de abril, com abordagem educativa, das 8h às 11h, no cruzamento da avenida Princesa Isabel com a rua Ubaldo Figueira e no Porto do Açaí, no bairro Igarapé da Fortaleza. Haverá entrega de fôlderes com informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de malária aos usuários.

Na terça-feira, 26 de abril, a ação ocorrerá no Porto do Grego, na Área Portuária, das 8h às 11h, com teste rápido para diagnóstico de malária, vacinação contra a covid-19 e testes rápidos de HIV e sífilis.

A chefe do Departamento de Vigilância Ambiental, Odete Lima, reforça que a ideia é mobilizar, informar e sensibilizar a população para a prevenção de ocorrência da doença, que no município tem reduzido em razão das estratégias adotadas: “O trabalho dos agentes de endemias, com orientação sobre a utilização dos mosquiteiros impregnados por inseticidas nas áreas rurais, o monitoramento dos casos, bem como a capacitação das equipes de microscopistas para o diagnóstico preciso e tratamento imediato”, informou.

Situação Epidemiológica

Santana, até 2019, ocupava um dos primeiros lugares em número de casos positivos no Amapá, onde o acumulado foi 1.872 casos registrados. Em 2020 foram 249 e em 2021 apenas 62 casos.

De janeiro a março deste ano, Santana registrou 8 casos autóctones, ou seja, casos que são de fato originado no município, o que representa uma redução de 56% em comparação com o mesmo período do ano passado, que registrou 18 casos. Atualmente, o município ocupa o 10º lugar em relação à contribuição de casos para o estado.

Ívina Maria

Assessora de Comunicação