Santana iniciará vacinação contra a Influenza na segunda-feira, 19

15 de abril de 2021

A Prefeitura de Santana inicia na próxima segunda-feira, 19 de abril, a 23ª Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, o vírus da gripe, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Este ano, a ação coincide com a vacinação contra a COVID-19, por isso, nesta primeira etapa de imunização, o público-alvo será crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto).

De acordo com o Ministério da Saúde, este ano pessoas com mais de 60 anos não serão o primeiro grupo a ser imunizado contra a gripe para evitar conflito com o calendário de vacinação contra a Covid-19. A campanha é importante no enfrentamento à Covid-19, pois prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os do coronavírus.

No município, profissionais da saúde serão os próximos a serem incluídos na campanha de vacinação. O Ministério da Saúde recomenda que população-alvo da vacinação contra gripe, que ainda não recebeu doses contra a covid-19, deve priorizar a vacina contra a covid-19. Nestes casos, a aplicação da vacina influenza deve respeitar um intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas.

Para receber a vacina contra o vírus Influenza, basta dirigir-se à Unidade Básica de Saúde mais próxima no bairro, munido de documento de identidade, cartão do SUS e caderneta de vacinação. A meta do município é imunizar mais de 30 mil pessoas.

A vacinação contra a gripe será dividida em três grupos prioritários:

1ª etapa — até 10 de maio: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde;
2ª etapa — de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores;
3ª etapa — de 9 de junho a 9 de julho: demais grupos prioritários;