Santana ganha Usina de Oxigênio para abastecer a rede de atenção à Saúde Municipal

14 de agosto de 2021

Neste sábado, 14, o município de Santana recebeu uma unidade de usina geradora de oxigênio. Esta é a quarta usina de oxigênio que chega ao Amapá, resultado de articulação do senador Davi Alcolumbre e do governador do Amapá, Waldez Góes, junto ao Governo Federal.

A chegada da estrutura ao estado foi acompanhada pela prefeita em exercício, Isabel Nogueira, o secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes, a secretária Municipal de Saúde, Ithiara Madureira e o chefe de gabinete do senador Davi Alcolumbre, Jardel Nunes. A unidade será implantada em Santana para reforçar o sistema que atende a rede pública de saúde.

“A chegada desta usina é um marco histórico para a saúde municipal, fruto da articulação do senador Davi, que já encaminhou três unidades para o estado e essa é a 4ª unidade que fortalecerá a saúde do município de Santana, na gestão do prefeito Bala Rocha”, enfatizou a vice prefeita, Isabel Nogueira.

Com intervenção do senador Davi Alcolumbre, a usina recebida pela prefeitura, foi uma doação da AmBev/Coca-Cola e tem capacidade de produção de 8,5 metros cúbicos de oxigênio por hora, capaz de produzir em aproximadamente quatro dias, o consumo mensal utilizado na rede municipal de saúde de Santana.

“A estrutura assegurará o abastecimento em todos os serviços de saúde administrados pelo município, otimizando o custo e facilitando a logística de distribuição de oxigênio destinado ao município”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes.

O chefe de gabinete do senador Davi Alcolumbre destacou o empenho e o compromisso do parlamentar junto ao Estado e o suporte que tem dado aos municípios. “É mais um importante suporte para aumentar a autonomia do município de Santana na assistência à saúde”, disse Jardel Nunes.

A estrutura da usina de oxigênio foi armazenada na Coordenadoria Municipal de Assistência Farmacêutica (CAF) e será instalada na Unidade Sentinela Covid-19 nos próximos dias. “A usina dará suporte à demanda que temos na rede municipal e domiciliar hoje, que chega a cerca 20 cilindros de 10 metros cúbicos mensais. Isso representa melhorias no atendimento em saúde, não só agora no período pandêmico, mas em toda a assistência municipal”, concluiu a secretária de Saúde, Ithiara Madureira.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 14 de agosto de 2021