Santana completa 1 ano com a missão de vacinar a população contra a Covid-19

19 de janeiro de 2022

O início da vacinação contra a Covid-19 no município de Santana completa um ano nesta quarta-feira, 19 de janeiro. Um dia após a chegada ao Amapá do primeiro lote com 31 mil doses da vacina Coronavac, do Instituto Butantan produzida em parceria com o laboratório chinês Sinovac, a Prefeitura de Santana e o Governo do Amapá começaram a vacinar profissionais de saúde do município. A vacina continua sendo uma das principais estratégias de combate ao vírus e os esforços para adesão da população à imunização ainda são diários.

No município, a primeira a receber a vacina foi a técnica em enfermagem Elza Gonçalves, de 57 anos, que atuava na linha de frente no combate à covid-19. O processo de imunização avançou de forma gradual e os profissionais da Saúde que estavam na linha de frente no combate à pandemia, de unidades públicas ou privadas, além de idosos que residiam em casas de apoio, foram os primeiros a serem vacinados.

Em seguida, a vacina alcançou moradores de regiões quilombolas, ribeirinhas, rurais, pessoas com comorbidades e os idosos até 60 anos.

Em abril, o município enfrentou dificuldades com o atraso da 2ª dose da vacina Coronavac, responsável por 80% das vacinas aplicadas naquele período no município, o público mais atingido foi de idosos de 60 a 65 anos. A Prefeitura de Santana manifestou-se junto à Justiça Federal do Amapá e garantiu na época, 4 mil doses do imunizante Coronavac, para que o município atendesse a população com a segunda dose. Santana regularizou a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac no início de maio.

Posteriormente, a vacinação seguiu por faixa etária. No dia 4 de agosto, quase sete meses após o início, a vacinação passou a ser liberada para todas as pessoas maiores de 18 anos. Duas semanas depois, adolescentes de 12 a 17 anos começaram a ser imunizados.

O processo de imunização teve novamente que ser escalonado, uma vez que dependia da entrega de doses da Pfizer, as únicas com autorização da Anvisa para serem aplicadas em menores de idade, pelo Ministério da Saúde.

Um ano do início da campanha de imunização, no último sábado (15), a pequena Yasmin Luise da Silva, de 10 anos, foi a primeira criança na faixa etária de 5 a 11 anos a receber a vacina contra a Covid-19 no Amapá.

Com o apoio da Superintendência de Vigilância em Saúde – SVS, também foi possível levar a vacina para mais perto da população, através de diversas ações itinerantes. Hoje, a vacinação contra a Covid-19 ocorre em todas as unidades de saúde do município.

Até a última terça-feira (18), conforme dados do Vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, 84.591 pessoas que fazem parte da parcela da população adulta vacinável no município, receberam a primeira dose, 61.569 (64%) a 2ª dose e 11.981 (13%) completaram o esquema vacinal com a dose de reforço.

O prefeito de Santana, Bala Rocha, destaca que a vacinação segue como um dos meios mais eficientes para proteger a população da Covid-19 e suas variantes: “Completamos um ano de compromisso com a saúde e a vida das pessoas. Mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19, as pessoas precisam redobrar os cuidados, manter os protocolos sanitários de prevenção e principalmente, buscar a vacina que está disponível em todas as unidades de saúde”, concluiu o prefeito.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 19 de janeiro de 2022