Santana Cidade Junina: A festividade que veio para ficar

20 de junho de 2022

Arraiá da ACES promoveu valorização da cultura local e fomento da economia de Santana
A última noite do arraiá da Associação Cultural Estrela Santanense (ACES) contou com a apresentação de grupos folclóricos e quadrilhas, além de vasta programação com atrações culturais. O evento faz parte do Projeto Diversidade Cultural, idealizado pela Prefeitura de Santana e pelo Governo do Estado. Essa é a terceira edição do projeto que esteve em hiato presencial por dois anos, devido à pandemia.
“A retomada das atividades culturais em Santana mostrara que o povo estava ansioso para ter a quadra junina de volta. A população acolheu nosso convite, as famílias se fizeram presentes e os grupos juninos manifestaram toda a sua exuberância, mostrando o quanto é rica a nossa cultura”, disse o prefeito de Santana, Bala Rocha.
Na segunda noite de apresentações, 5 grupos estiveram se apresentando para o público local, encerrando o início das festividades do Santana Cidade Junina, na Praça do Fórum. Quem iniciou os trabalhos na quadra junina, na noite de domingo, foi a Associação Cultural e Folclórica Rosa dos Ventos, seguida dos demais grupos.

Imagem: acervo PMS – Foto: Criysiano Mendes.

De acordo com o prefeito, a parceria entre os poderes estadual e municipal abre oportunidades para os fazedores de cultura do município: “Os fazedores de cultura precisam de oportunidades, e a oportunidade chegou com a união do Governo do Estado e Prefeitura de Santana, através do Projeto Diversidade Cultural”, afirmou.
O Projeto Santana Cidade Junina será incorporado ao calendário permanente de festividades do município, incentivando a cultura local e o fomento da economia. A presença dos empreendedores no evento reforça que o objetivo da Prefeitura de fortalecer a economia municipal, gerando oportunidade de renda em ambientes culturais, foi alcançado.
“Os empreendedores participaram e muitas vendas foram realizadas. Diversas pessoas garantem aqui o sustento da sua família. Estamos em um momento muito difícil da economia nacional e local, então eventos como esse oportunizam que as pessoas tenham renda para manter as suas famílias neste momento”, finalizou o gestor municipal.
Renata Rodrigues

Última modificação: 20 de junho de 2022