SAMU de Santana realiza treinamento em Atendimento Pré-Hospitalar com simulação de acidente

25 de outubro de 2021

Profissionais que atuam na Unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU -192) de Santana, iniciaram nesta segunda-feira, 25, um treinamento de aperfeiçoamento para Atendimento Pré-Hospitalar (APH). A capacitação organizada pelo Núcleo de Educação em Urgência – NEU em parceria com o Núcleo de Educação em Urgência de Macapá, ocorreu com apoio do 5º Grupamento Bombeiro Militar (5º GBM).

Umas das etapas do curso incluiu a simulação e treinamento de resgate de vítimas em acidente automobilístico. Os profissionais aplicaram técnicas de resgate e salvamento do paciente. De acordo com a enfermeira e coordenadora do NEU Santana, Cíntia Brandão, o objetivo do curso é aprimorar o protocolo de atendimento de urgência e emergência, para a eficiência e o bom atendimento ao paciente.

“É um treinamento que ocorre em modalidades práticas, como imobilização, avaliação primária e secundária, rolamento em prancha, retirada de capacete, parada cardiorrespiratória, reanimação, obstrução das vias aéreas e retirada rápida da vítima de dentro do carro. Uma capacitação para aperfeiçoar e alinhar condutas e também para que as equipes estejam trabalhando em conjunto e de forma humanizada”, explicou a enfermeira Cintia Brandão.

A enfermeira do SAMU, Josiane Duarte, foi uma das profissionais que participaram da capacitação e reiterou a importância do aprimoramento. “É importante para quem trabalha na área da saúde estar constantemente atualizado. O treinamento é uma forma de fixar o conhecimento e garantir a prestação de um serviço de excelência”, avaliou.

Ao todo, 20 profissionais participam da capacitação, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. Oficiais do 5º Grupamento Bombeiro Militar e profissionais que atuam na escala de transporte intrahospitalar do Hospital de Emergências de Santana (HES), também integram à capacitação, que encerrará no próximo dia 27.

Comunicação – Prefeitura de Santana essa

Última modificação: 25 de outubro de 2021