Sábado (13) é dia de vacinar contra o Sarampo: seja um Embaixador da Imunização

12 de fevereiro de 2021

A Prefeitura de Santana através da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria de Juventude realizam neste sábado (13/02), a partir de 9h, na Casa da Juventude (CAJU), o Dia “D” de vacinação contra o Sarampo – Embaixadores da Imunização. A ação contará com o apoio de jovens para o engajamento da campanha.

A ação ocorrerá durante todo o sábado, com equipes da saúde municipal vacinando contra o sarampo e realizando a atualização da caderneta de vacinação infantil.

A juventude terá participação especial nesta ação. Para se tornar um Embaixador da Imunização, o jovem deve levar até cinco pessoas com idade entre 6 meses e 49 anos, que ainda não tomaram a vacina. A atitude concederá a eles, o título de Embaixador da Imunização, uma forma de reconhecer o papel de verdadeiros influenciadores de boas práticas no município.

A secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira, explica que a ideia é tornar os jovens grandes influenciadores da campanha contra o sarampo. “A vacinação continua sendo a forma mais segura e eficaz de prevenção e conscientizar as pessoas sobre a importância de se imunizar é uma tarefa de todos. Vamos integrar os jovens para que nos ajudem compartilhando com outras pessoas que é importante vacinar”, destacou a gestora.

“Queremos que esse jovem se vacine e ainda converse e compartilhe com outras pessoas, sobre importância de se proteger”, acrescentou a coordenadora municipal de Juventude, Yara Lorrane Barros.

A varredura contra o sarampo no município de Santana segue até 24 de fevereiro.

O sarampo

É transmitido pelo ar e infecta o trato respiratório, podendo matar crianças malnutridas e bebês que ainda são muito novos para serem vacinados. Uma vez infectado, não há um tratamento específico, por isso a importância da vacinação. Por isso é importante que os adultos também estejam imunizados e mantenham o cartão da vacinação completo.

Comunicação / Prefeitura de Santana

Última modificação: 12 de fevereiro de 2021