Retorno gradual das aulas presenciais em Santana

13 de agosto de 2021

A Prefeitura de Santana por meio da Secretaria Municipal de Educação, está adequando as escolas para o retorno gradual e escalonado das aulas presenciais na rede municipal de ensino.

Será adotada a metodologia de ensino híbrido para mitigar os prejuízos ocasionados pelo longo período de suspensão das atividades presenciais. Como estratégia de apoio pedagógico a Secretaria irá disponibilizar o caderno de atividades e orientações para a comunidade escolar.

O plano de retorno foi elaborado pela Coordenadoria de Assuntos Educacionais (CAED), respeitando os protocolos e medidas de biossegurança estabelecidos pela Secretaria, e estão organizados em três grupos.

GRUPO 1 (retorno gradual de 06 A 17/09): Alunos que não participaram das aulas remotas no 1º semestre e alunos atendidos pelo AEE.

GRUPO 2 (retorno gradual de 20 a 30/09): Alunos participantes de avaliações externas (Saeb, Programa Criança Alfabetizada) = 1º, 2º e 5º anos;
Alunos do 6º e 9º anos;
Alunos do 1ª e 4ª Etapa da EJA.

GRUPO 3 (retorno gradual a partir do dia 01/10): Alunos do 3º e 4º anos;
7º e 8º anos;
Ed. Infantil;
2ª e 3ª Etapas da EJA.

Cada escola deverá elaborar seu Plano de Retomada, considerando sua capacidade de atendimento e o cumprimento dos protocolos de biossegurança.

Além do retorno gradual na forma presencial, a rede municipal de ensino continuará ofertando o ensino remoto e também irá disponibilizar o ensino híbrido, buscando dessa forma abranger o maior número de alunos possível.

Atualmente a rede conta com cerca de 10 mil alunos regularmente matriculados nas 32 escolas municipais. Para o retorno gradual, foram criados alguns critérios para o escalonamento na volta às aulas.

Escutar a comunidade escolar para levantamento do quantitativo de estudantes que retornarão de forma escalonada na primeira etapa do plano de retomada, sobre as principais preocupações dos pais, professores e demais profissionais da educação, bem como sobre as possibilidades de contribuição de cada agente envolvido;

Envolver as famílias no planejamento do retorno, informando detalhadamente como ocorrerá o processo, e sobre as medidas de segurança que serão adotadas;

Dividir as turmas e/ou estudantes em grupos para garantir o cumprimento do distanciamento social;

Cada grupo terá até dois dias de aulas presenciais na semana, dependendo da capacidade de atendimento da escola;

Um dia na semana será destinado para formação e atendimento dos alunos com maior dificuldade.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 13 de agosto de 2021