Programação Junho Verde encerra com intervenção educativa na Ubaldo Figueira

4 de julho de 2022

Motoristas que passavam pelo cruzamento da Rua Ubaldo Figueira com Avenida Princesa Izabel, na manhã da última quinta-feira, 30, receberam um kit com orientações sobre os cuidados com o meio ambiente e uma sacolinha para lixo automotivo. A abordagem com foco na educação ambiental voltada para condutores de carros e ônibus encerra a programação Junho Verde, realizada pela Prefeitura em alusão ao mês do meio ambiente, e coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitação – Semduh.

A campanha Junho Verde teve início no dia 06, logo após a data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Na abertura da programação a equipe da SEMDUH realizou a entrega de mais de 500 mudas de plantas ornamentais, frutíferas, arbóreas e medicinais, para a população, na entrada da cidade. O tema escolhido pela Prefeitura esse ano: “Uma só terra: construindo Santana com sustentabilidade e harmonia com a natureza”, foi inspirado pela proposta da ONU de estimular o conceito de unidade e sustentabilidade.

Para firmar a proposta da campanha, ao longo do mês aconteceram ações nas escolas e creches do município, com exibição de filmes, palestras e atividades lúdicas sobre a importância do lixo seletivo. Na ocasião, a Prefeitura fez a entrega de lixeiras seletivas para as unidades de ensino.

Imagem: acervo PMS – Foto: Criysiano Mendes.

A questão do lixo também foi reforçada através do cronograma de intensificação do combate às lixeiras viciadas em 17 bairros do município. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos – Semop, que realizou a limpeza dos locais. De acordo com o monitoramento da Semduh, ao longo do último ano foram registrados cerca de 200 pontos críticos relacionados ao descarte irregular de lixo doméstico, resíduos de material orgânico e da construção civil. Destes, 30 já foram sanados. O monitoramento indica ainda a existência de aproximadamente 321 terrenos abandonados na área urbana de Santana, que seguem em processo de regularização.

Para sinalizar a ação, a prefeitura realiza a instalação de placas de aviso com indicação da proibição do descarte do lixo e notificação para regularização dos terrenos baldios, conforme as Leis 943/2012 e 951/2012, do Código de Proteção Ambiental. Ao todo serão instaladas 80 placas, sendo 40 em terrenos baldios e 40 em logradouros públicos.

“Celebramos o Junho Verde estimulando a conscientização ambiental junto à comunidade, nas ruas e escolas, para provocarmos uma transformação coletiva na relação que temos com a cidade e o meio ambiente, ainda que gradual. O calendário ambiental, comemorado no dia 05 de junho, é pontuado por várias instituições e a Prefeitura de Santana também abraça essa causa de fomentar o conceito, principalmente despertando as boas práticas no nosso dia-a-dia. Portanto, durante o mês inteiro a fiscalização também se torna mais intensa e contamos com uma força tarefa entre as secretarias para enfatizarmos a proposta da campanha”, frisou o secretário, Helder Lima.

Cíntia de Souza – Ascom.

Última modificação: 4 de julho de 2022