Programa Alimenta Santana entra em fase final de análise de cadastros

14 de setembro de 2020

As equipes da Prefeitura de Santana entram em fase final de análise dos cadastros inscritos no Programa Social Alimenta Santana, que visa a transferência de crédito para cartões que possibilitam a compra de alimentos, água e gás para famílias de baixa renda que sofreram com o impacto da pandemia da Covid-19.

O recurso para o programa é fruto de uma emenda destinada pela Deputada Federal Leda Sadala e a análise de cadastros está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

As inscrições aconteceram em todos os bairros de Santana. Os beneficiários receberão o valor de R$ 400 reais, dividido em duas parcelas de 150 reais e uma de R$ 100 reais em cartão de compras.

Inscrições aconteceram nos bairros de Santana

Fase atual

Mais de 4 mil cadastros já foram minuciosamente analisados e ao fim desse processo, que deve acontecer na próxima semana, duas listas com cadastros deferidos e indeferidos serão disponibilizados através de um link de acesso que será divulgado no site da Prefeitura de Santana.

Os cadastros que forem indeferidos poderão recorrer em tempo hábil e se recolocar para avaliação da comissão

Cartões

A aquisição dos cartões está na fase de licitação, que acontecerá através da modalidade credenciamento. “Esta modalidade foi escolhida pela CPL e estamos aguardando que os bancos se credenciem para emissão da primeira remessa de cartões”, explica o secretário Victor Yvenns, da Semasc.

Os cartões serão distribuídos através de cautela pela população e após a entrega, a Prefeitura de Santana começa o pagamento em crédito para os beneficiários do Alimenta Santana.

Ao todo, serão distribuídos 5.750 cartões, mas o secretário explica que os cadastros iniciais não alcancem esse quantitativo: “O número de cadastros indeferidos é alto, são pessoas que não se enquadram nos critérios socioeconômicos definidos pelo programa. Quando a primeira lista de deferimentos for publicada, as vagas remanescentes serão reabertas para novas inscrições, que devem acontecer no Cras”, disse.

Última modificação: 14 de setembro de 2020