Prefeitura leva serviço de saúde itinerante a comunidades quilombolas neste sábado, 7

5 de agosto de 2021

Com o objetivo de descentralizar os serviços básicos em saúde e levar prevenção à população, a Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), promove no sábado, 7 de agosto, nas regiões de São Raimundo do Pirativa e Santo Antônio do Matapi, comunidades quilombolas do município, mais uma edição da Ação Saúde Itinerante. Os atendimentos ocorrerão,  simultaneamente, na Escola Quilombola Estadual Foz do Rio Pirativa e na Unidade Básica de Saúde Santo Antônio do Matapi, das 8h às 14h.

Haverá atendimento médico com clínico geral, avaliação nutricional, atualização da caderneta de vacinação contra o sarampo, influenza, febre amarela e HPV. Também haverá testes rápidos para Sífilis, HIV, hepatites e malária. Atendimento para planejamento familiar e atendimento odontológico com profilaxia, extração, aplicação flúor, orientações e entrega de kits de higiene bucal, teste de glicemia, triagem, aferição de pressão arterial, entrega de hipoclorito e vitamina A. Além de atenção farmacêutica com dispensação de medicamentos, roda de conversa com equipe do NASF e vacinação antirrábica.

“O objetivo é chegar mais próximo das comunidades, ofertando os serviços, mas também orientando quanto à importância de cuidar da saúde, da prevenção de doenças e a prática de hábitos saudáveis. Nossa prioridade é garantir que as pessoas tenham acesso aos serviços da saúde pública e fortalecer esse vínculo de cuidado com a população”, enfatiza a secretária de Saúde, Ithiara Madureira.

A ação contará com apoio da Capitania dos Portos do Amapá, Batalhão Ambiental e 4º Batalhão de Polícia Militar do Amapá.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 5 de agosto de 2021