Prefeitura inicia vacinação contra a Covid-19 em população ribeirinha

23 de março de 2021

O município avança com a imunização do grupo prioritário. Usando máscaras, luvas e aventais de proteção, profissionais de saúde da Prefeitura de Santana começaram a percorrer o rio Amazonas esta semana, para vacinar contra a Covid-19, a população de idosos que vivem em regiões ribeirinhas do município. As visitas iniciaram pelas comunidades Cachoeirinha, Foz do Vila Nova e Matapi Mirim.

A cobertura está sendo feita por equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), com apoio agentes de saúde em cada região. No desembarque na comunidade Foz do Vila Nova, moradores já aguardavam ansiosos pela imunização. “Para nós é uma satisfação ver a equipe de saúde cuidando da gente. Agora é só esperar para tomar a segunda dose”, disse Eliaquim da Silva, de 70 anos, ao receber a primeira dose da vacina AstraZeneca.

“Para gente é ainda mais gratificante levar a promoção e a prevenção no enfrentamento da Covid-19 à população de maior risco, os nossos idosos. Ver o sorriso no rosto deles e ouvir as palavras de agradecimento não tem preço”, ressaltou Rafaela Lima, enfermeira da equipe volante fluvial do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF).

No primeiro dia de jornada, mais de trinta idosos receberam a primeira dose contra a Covid-19 nas regiões visitadas. A secretária de Saúde, Ithiara Madureira, explica que a estratégia do município é garantir assistência necessária para proteger essa população. Embora algumas regiões sejam isoladas, outras são mais próximas e a facilidade de propagação da doença é mais rápida. “Nosso desafio é evitar que essa doença chegue a essas comunidades, pois a transmissão coronavírus por via área, torna essa população mais vulnerável à doenças infectocontagiosas”, concluiu.

A Prefeitura de Santana continuará executando o cronograma de imunização contra a covid-19 nos grupos prioritários nas regiões ribeirinhas. As próximas comunidades a serem visitadas durante esta semana são: Cinco Chagas, São Raimundo do Pirativa, Alto do Pirativa, Santo Antônio do Matapi, Nossa Senhora do Desterro, São João do Matapi, Nova Esperança, Três Irmãos Remanescentes, Três Irmãos, Cafezal, Piaçacá Ribeiro, Água Branca do Piaçacá, Água Azul e Água Rosa.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 24 de março de 2021