Prefeitura inicia obras de sinalização em vias do município

22 de outubro de 2022

Obras iniciam, efetivamente, na segunda-feira (24). Foto: Leandro Silva | Acervo Prefeitura de Santana.

Com o intuito de garantir mais segurança na mobilidade de condutores, ciclistas e pedestres, a Prefeitura lançou o projeto Sinaliza Santana, que consiste nos serviços de sinalização vertical e horizontal no trânsito da cidade. No final da tarde desta sexta-feira (21), ocorreu a primeira demonstração da pintura de uma faixa de pedestres em frente ao Centro de Referência em Autismo – Mundo Azul, localizado no bairro Provedor.

A primeira fase dos trabalhos inicia, efetivamente, na segunda-feira (24), pela Travessa Vinte e Dois e seguirá pela Rua Pedro Salvador Diniz com a instalação de equipamentos semafóricos e novas faixas de pedestres em locais estratégicos e com maior necessidade. Segundo o gestor municipal, Sebastião Bala Rocha, a escolha das vias foi feita com base em estudos técnicos de pontos críticos, com maior incidência de acidentes de trânsito e ainda, pela preocupação com crianças e adolescentes na locomoção próximo às escolas.

Prefeito Bala Rocha destaca a importância das obras para zelar pela vida dos munícipes. Foto: Leandro Silva | Acervo Prefeitura de Santana.

“Sinalizar a cidade é evitar acidentes e proteger a vida. Hoje, iniciamos os serviços em frente à escola Mundo Azul, que cuida e educa crianças com autismo, e este simbolismo é para destacar que o objetivo das sinalizações, tanto horizontal quanto vertical, é justamente proteger e zelar pela vida das famílias santanenses”, frisou.

Os recursos alocados para a iniciativa são do tesouro municipal, ao todo, serão investidos R$ 8.188.934,68, mas apenas R$ 3 milhões serão utilizados para a primeira etapa do serviço. Inicialmente, serão instalados 7 semáforos na cidade, com a substituição do sinal localizado na Av. Maria Colares, com a Rua Salvador Diniz por um semáforo de 3 tempos, ideal para o trânsito do perímetro, apontam estudos. A iniciativa tem como objetivo garantir mais conforto e segurança aos munícipes nas vias públicas.

A coordenação do serviço será feita pela Superintendência de Transportes e Trânsito de Santana (STTRANS), que contribuiu efetivamente com os estudos técnicos para viabilidade das adaptações. Conforme Ivo Giusti, Superintendente da Superintendência de Transportes e Trânsito de Santana (STTRANS) enfatizou o trabalho de mapeamento das vias que possuem pontos críticos.

Superintendente Ivo Giusti destaca que o objetivo é sinalizar toda a cidade. Foto: Leandro Silva | Acervo Prefeitura de Santana.

“De início, nós detectamos sete locais para a colocação de semáforos e a Rua Salvador Diniz foi a escolhida para darmos o pontapé inicial. A intenção é sinalizar toda a cidade, a fim de entregar um trânsito seguro e benéfico a todos”, informou o Superintendente.

Acompanhe a lista das vias que passarão pelas modificações

1 – Rua Marechal Deodoro com a Avenida Sete de Setembro
2 – Rua Pres. Arthur Costa e Silva com Avenida Maria de Oliveira Colares
3 – Avenida Maria de Oliveira Colares com a Rua Cláudio Lúcio Monteiro *Semáforo de 3 tempos
4 – Rua Euclides Rodrigues com Avenida Coelho Neto
5 – Rua Pres. Arthur Costa e Silva com Avenida das Nações
6 – Avenida Estélio de Oliveira com a Rua Adálvaro Alves Cavalcante
7 – Rua Euclides Rodrigues com a Avenida Coelho Neto
E ainda, a substituição do semáforo da Avenida Maria Oliveira Colares com a Rua Pedro Salvador Diniz.

Luana Silveira – Assessora de Comunicação da Prefeitura de Santana
Contato: luanasilveirajor@gmail.com