Prefeitura faz reintegração de posse de lotes em comunidade na Zona Norte de Santana

28 de dezembro de 2022

Foto: Crisyano Mendes | Acervo PMS.

A tarde de terça-feira, 27, foi motivo de muita comemoração para os moradores da comunidade Deus Seja Louvado, situada na Zona Norte do município. A solenidade marcou um convênio entre a Prefeitura de Santana e o Governo do Amapá para reintegração dos lotes habitados por famílias em situação de vulnerabilidade social.

A comunidade que abriga em torno de 200 famílias estava sendo constituída desde 2018 em uma área privada. O proprietário entrou com uma ação judicial para reintegração da posse das terras, o que ocasionaria na retirada das famílias do local. No entanto, através da parceria estabelecida entre a Prefeitura de Santana e o Governo do Amapá, a área foi adquirida com a finalidade de manter as famílias em suas moradias.

O prefeito do município, Sebastião Bala Rocha, celebra a união do poder público em prol da garantia do direito à moradia das famílias.

Foto: Crisyano Mendes | Acervo PMS.

“Agradeço a Deus por este momento de estarmos aqui celebrando a decisão da Prefeitura de Santana com o Governo do Amapá no sentido de dar a essas pessoas o que é delas, o seu abrigo, o seu lar”, afirmou o gestor municipal.

Em seu pronunciamento, o governador do Amapá, Waldez Góes, destacou a importância de olhar para as causas sociais com humanidade, a fim de proteger os direitos básicos dos cidadãos.

Foto: Crisyano Mendes | Acervo PMS.

“É mais uma grande conquista para o povo de Santana, fruto da parceria entre a Prefeitura de Santana e o Governo do Estado, com apoio de todos os nossos colaboradores para regularização fundiária do bairro Deus Seja Louvado. Agora a Prefeitura dará seguimento ao cadastramento das famílias, levantamento social, a regularização fundiária urbana e consequentemente a titulação dessas áreas”, pontuou o Governador do Amapá, Waldez Góes.

O líder da comunidade, Alcino Ferreira, morador há 4 anos e 7 meses descreveu a situação como um momento ímpar, motivo de felicidade após muitos obstáculos enfrentados pelas famílias.

“Neste momento a sensação que temos é de alegria, porque houveram muitos altos e baixos, porque nós sabemos que quando ocorre um processo como esse, a incerteza de nossas moradias é constante. Hoje essa luta chega ao final, com apoio do governador e do prefeito, felizmente nossa comunidade ganha esse presente de ano novo”, concluiu o líder do bairro, Alcino Ferreira.

Luana Silveira | Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santana.

Contato: luanasilveirajor@gmail.com

Última modificação: 28 de dezembro de 2022