Prefeitura Municipal de Santana

Prefeitura e Conselho de Saúde realizarão a II Conferência Municipal de Saúde Mental

21 de abril de 2022

A Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, e o Conselho Municipal de Saúde – CMSS realizarão, nos dias 27 e 28 de abril, a II Conferência Municipal de Saúde Mental com o tema “A política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS.” O evento acontecerá no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, com abertura às 19h. O público-alvo são servidores, usuários, gestores e prestadores de serviços do SUS do município. 

Durante a conferência, quatro eixos serão debatidos: cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; e impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

A secretária Municipal de Saúde, Ithiara Madureira, reforça que o objetivo da conferência é reunir técnicos, gestores e a própria população para dialogar, elaborar e definir propostas que nortearão as políticas de saúde mental dos próximos anos: “A conferência de saúde faz parte dos instrumentos de planejamento em saúde pública, através da qual ideias e propostas são debatidas, analisadas e definidas para darem suporte às ações de saúde”, afirmou. 

Durante a conferência, ocorrerá a eleição de 22 delegados, representados por usuários do SUS, gestores e trabalhadores da saúde, que participarão da II Conferência Estadual de Saúde Mental. “Esse importante instrumento de controle social ajudará a construir estratégias junto aos profissionais e à população, garantindo que aquilo que for planejado e definido seja efetivamente implementado”, reitera o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilmar Santiago. 

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santana fica localizado na Avenida Castelo Branco, nº 2381, no bairro Paraíso.

 

Confira a programação: 

 

27/04 – quarta-feira 

19h – Live de Abertura 

Apresentação da programação e eixos que serão debatidos para o fortalecimento de programas e ações na Atenção à Saúde Mental. 

Local: Sindicato dos Servidores Municipais de Santana, localizado na Avenida Castelo Branco, nº 2381, bairro Paraíso

28/04 – quinta-feira 

8h – Credenciamento

8h30 – Palestra Eixo I 

Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania. 

Palestrante: Drº Washigton Luiz de Oliveira Brandão – psicólogo, professor da Universidade Federal do Amapá UNIFAP, doutor e mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará – UFPA, coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – CAPSi e fundador do Ambulatório de Atenção à Crise Suicida – AMBCS.

 

8h45 – Debate sobre Eixo I

9h20 – Palestra Eixo II

Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de Saúde Mental. 

Palestrante: Aimara de Freitas Ramos – psicóloga, graduada pela Faculdade Estácio Seama, especialista em Saúde Mental pela Universidade Federal do Amapá. Acumula experiência psicossocial no Programa Consultório de Rua como psicóloga e no Centro de Atenção Psicossocial – CAPSi como coordenadora.

 

9h35 – Debate Eixo II

10h – Intervalo 

10h20 – Palestra Eixo III

Políticas de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade. 

Palestrante: Dra. Verônica Batista Cambraia Favacho – enfermeira, especializada em Educação Profissional de Saúde, em Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, e em Epidemiologia. Possui mestrado em Ciência da Saúde, doutorado em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem, professora assistente do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde – UNIFAP. 

10h35 – Debate Eixo III

11h05 – Palestra Eixo IV

Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia. 

Palestrante: Dr. José Luiz da Cunha Pena – formado pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata Belém/PA, doutor em Ciências de Enfermagem da USP, mestre em Ciências da Motricidade Humana, especialista em Saúde Mental, Saúde Pública e Gestão em Saúde, professor do Magistério Superior. Com doutorado pela UNIFAP, membro do Núcleo Estruturante (NDE) do Curso de Enfermagem da UNIFAP, enfermeiro em Saúde Mental e Psiquiatria da SESA, lotado no Hospital de Clínicas do serviço de Psiquiatria, vice-coordenador na Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e supervisor da área de concentração Saúde Mental. Líder do Grupo de Pesquisa Enfermagem em Saúde Mental, psiquiatra do Curso de Enfermagem da UNIFAP.  

11h35 – Debate Eixo IV

12h – Almoço 

14h – Grupos de Trabalhos

16h – Plenário

Apresentação dos relatórios dos grupos.

 

17h30 – Escolha dos delegados

18h – Mesa de encerramento

Leitura do relatório Final.

 

Ívina Maria

Assessora de Comunicação

Secretaria Municipal de Saúde – Semsa

Última modificação: 21 de abril de 2022

Comments are closed.