Prefeitura de Santana realiza avaliação formativa nas escolas municipais

11 de agosto de 2022

Durante a semana, os alunos da educação básica da rede municipal de ensino participaram de Avaliação Formativa, realizando provas objetivas que compreendem as disciplinas de língua portuguesa e matemática. “A avaliação tem por objetivo, promover estratégias de intervenção pedagógica a partir dos resultados, para alcançar a alfabetização desejada”, afirmou a Coordenadora de Assuntos Educacionais, Cirlene Damasceno.

As avaliações foram aplicadas no horário regular das aulas e fazem parte do SAEV – Sistema de Avaliação Educar Pra Valer. O Educar Pra Valer é um programa educacional que tem como foco garantir o ingresso, a frequência regular e a permanência de crianças na escola, alcançando os níveis de aprendizagem esperados para sua série e idade.

Também há a aplicação de avaliações orais, para observar o progresso dos alunos do 1º e 2º ano na fluência leitora. A avaliação de leitura é realizada de forma individual e durante o processo, cada aluno é encaixado em um dos seis níveis de leitura que são divididos respectivamente em: não leitor, leitor de sílabas, leitor de palavras, leitor de frases, leitor de texto sem fluência e leitor de texto com fluência. Os dados obtidos, são monitorados pela equipe do PCA – Programa Criança Alfabetizada.

Após as avaliações, são realizados momentos de engajamento, devolutiva e intervenção nas salas de aula para que todos os alunos alcancem os níveis desejados de alfabetização.

Renata Rodrigues

Assessoria de Comunicação e Imprensa