Prefeitura de Santana participa da Caravana Vacina Já Amapá

17 de setembro de 2022

Foto: Letícia Maciel | Acervo PMS.

Nesta sexta-feira, 16 de setembro, a Prefeitura de Santana recebeu a caravana do Vacina já Amapá, com uma capacitação para os agentes comunitários de Saúde, tratando sobre a importância de realizar a vacinação contra o Covid-19. O projeto é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá – COSEMS e o Grupo de Mulheres Pelo Brasil.

O objetivo do projeto Vacina Já é capacitar os agentes comunitários de Saúde, para que os mesmos instruam a população a procurarem uma Unidade Básica de Saúde, fazendo assim que mais Santanenses sejam imunizados. Tendo em vista que quanto mais pessoas forem vacinas, menores serão os riscos, garantindo que o vírus fique mais fraco. Em caso de contágio, os sintomas serão mais leves, não sendo necessária a hospitalização, evitando óbitos pela doença.

Foto: Letícia Maciel | Acervo PMS.

A Secretária Municipal de Saúde, Ithiara Madureira, agradece a participação da classe dos agentes: “Nós compreendemos a importância do trabalho de vocês, e entendemos que vocês são os profissionais que captam e trazem toda e qualquer informação necessária para as Unidades de Saúde, e no que depender da atual gestão e do prefeito Bala, a Secretaria de Saúde proporcionará outros momentos como este, fazendo que cada ACS contribua para que nossos indicadores de saúde melhore ainda mais”, expressou.
“Os agentes de saúde foram valorizados dentro deste projeto, pois acreditamos que, para ter a vacina no braço e aumentar a cobertura vacinal é necessário trabalhar a prevenção. Os ACS são os profissionais que fazem a ponte entre a comunidade e o SUS, e se hoje existe uma resistência em aderir às vacinas, são eles que podem e precisam estar munidos das informações necessárias para combater as fakes news”, disse a coordenadora do projeto Vacina Já Amapá e líder do Grupo Mulheres pelo Brasil, Cleicy Miranda.

Foto: Letícia Maciel | Acervo PMS.

O projeto será finalizado com a doação de uma voadeira, que ampliará o acesso das equipes de saúde até as comunidades ribeirinhas, quilombolas e aldeias indígenas para garantir de forma segura e hábil a vacinação para essas populações.
Ívina Oliveira
Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA