Prefeitura de Santana não aplicou doses vencidas da vacina contra a Covid-19

7 de julho de 2021

A Prefeitura de Santana informa que o município não aplicou vacinas AstraZeneca/Fiocruz fora do prazo de validade. Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, o município vem se destacando na organização e logística da imunização da população desde o recebimento, controle e aplicação das doses.

A equipe responsável pela Rede de Frio do município tem o total controle sobre a data de vencimento dos frascos recebidos, para que cada dose seja administrada dentro do prazo de validade e dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).

Após minuciosa investigação da equipe de Processamento de Dados da Vigilância em Saúde (CVS), a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) identificou seis pessoas que receberam a dose dos lotes mencionados na reportagem da Folha de S. Paulo, lote 4120Z005 cujo vencimento foi em 14/04/2021 e o lote CTMAV501 vencido em 30/04/21. Em nenhum desses casos houve aplicação de dose fora da data de validade do imunizante. O que ocorreu, foi um erro na digitação do número dos lotes, durante a inserção dos dados da pessoa vacinada no sistema SI-PNI do DataSUS. O erro já foi corrigido no sistema de informação.

A SEMSA conta com uma equipe que opera diversos sistemas de informação do Ministério da Saúde e recebem diariamente um volume considerável de fichas de usuários vacinados contra a Covid-19 para cadastrar, o que requer atenção redobrada na inserção de dados no sistema. Importante destacar que o mesmo sistema já possui uma ferramenta que bloqueia novos erros, ou seja, qualquer lote inserido com data de validade menor que a data da aplicação, o sistema alerta e não permite que o cadastro seja realizado, forçando o operador a conferir o lote correto.

Após a identificação do erro, foram adotadas mudanças no processo de digitação e revisão dos dados inseridos no sistema. Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, o setor de Processamento de Dados da SEMSA já inseriu mais de 52 mil fichas no sistema de informação do Ministério da Saúde.

Usuários que procuraram a SEMSA para esclarecer a dúvida, já receberam a devida atenção e foram informados quanto a validade da vacina recebida. Com a devida autorização do usuário, anexamos imagem de carteiras de vacinação contendo os lotes elencados. É possível ver o lote 4120Z005 e a data de aplicação da dose, bem como uma dose do lote CTMAV501 vencido em 30/04/21, também aplicada dentro do prazo.

Santana já recebeu 56.590 mil doses de vacinas para o combate à Covid-19. Destas, 54.965 mil doses já foram aplicadas, o que corresponde a 93,2% com relação ao total de doses recebidas. Sendo aplicadas até o momento, 26.480 mil doses da vacina Astrazeneca (48,2%).

A Prefeitura de Santana permanecerá fazendo o controle rigoroso de todos os lotes recebidos, cumprindo as orientações dos fabricantes para uso e armazenamento, conferindo previamente e aplicando dentro dos prazos, mantendo o compromisso e responsabilidade com a saúde e a vida da população.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 7 de julho de 2021