Prefeitura de Santana garante ferramentas e EPI’s a coveiros através de TAC Ambiental

25 de abril de 2021

Com o objetivo de preservar a saúde dos coveiros, a Prefeitura de Santana entregou Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e ferramentas necessárias aos trabalhadores que atuam no cemitério da cidade, principalmente no sepultamento de vítimas da covid-19. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), provenientes de Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental (TAC).

“Também é nossa obrigação preservar a saúde dos coveiros, já que se enquadram na categoria dos profissionais considerados essenciais ao controle da pandemia e que lidam diariamente com os riscos da contaminação da Covid-19, ao desenvolverem as suas funções no setor público municipal”, disse o Secretário da Semduh, Helder Lima.

O Secretário explicou que a doação das ferramentas e EPIs foi possível, através de um acordo extrajudicial, conforme o Ato Normativo da Procuradoria Geral do Município de Santana, que autoriza a conversão de acordos resultantes de Tacs, em apoio às ações administrativas e, neste caso, prevê ainda, amenizar os impactos da pandemia da Covid-19.

Nos kits doados constam macacões, botas, luvas látex, além de equipamentos de apoio ao trabalhador como carrinho de mão, pá, enchada, ancinho, picareta, draga, enchadeco, ferro de cova, terçado, corda, lona, entre outros.

As ferramentas de apoio adquiridas fortalece a parceria com a Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (Semop), que disponibiliza mão de obra para a realização de multirões de limpeza no cemitério, ocorridos geralmente aos sábados.

Melhorarias na iluminação do cemitério também foram discuridas nesta semana entre Semduh e Secretaria Especial de Governo (Semgov).

Com isso, os coveiros do município de Santana estão equipados e mais protegidos para realizem as suas funções, principalmente os sepultamentos de pessoas vítimas da Covid-19, e a população passa a contar com um serviço de maior qualidade e segurança, mesmo com o acesso restrito por conta da doença.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 25 de abril de 2021