Prefeitura de Santana e Governo do Amapá pactuam novo fluxo de atendimentos em casos graves de Covid-19

20 de abril de 2020

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Santana (Semsa) estiveram reunidos com a equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) nesta segunda-feira, 20, para estruturação de um novo fluxo de atendimentos em casos graves de Covid-19.

Pela manhã, a equipe da Sesa esteve no Centro de Reabilitação Mario Tavares, em Santana. A visita técnica, acompanhada pelo prefeito Ofirney Sadala, secretária Maira Carvalho e adjunto Josimar Santos, percorreu as instalações de onde será o novo centro referência de atendimento aos casos de coronavírus em Santana.

Em fase de organização e planejamento, a nova unidade ampliará os atendimentos já realizados pelo atual Centro de Operações Emergenciais(COE) montado na Policlínica Maria Tadeu. Prefeitura de Santana e o Governo do Amapá trabalharão juntos nessa iniciativa.

Fluxograma
À tarde, a Semsa e a Sesa reuniram em Macapá, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Amapá (Cerest) para definir quais os procedimentos adotados pelo município em casos de atendimento e transferência de pacientes com complicações decorrentes de coronavírus.

Equipes reunidas no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Amapá

O novo fluxo seguirá a seguinte ordem: O COE de Santana fica responsável pelo recebimento destes pacientes sintomáticos, realizando a primeira avaliação do quadro clínico e determinando se há necessidade de encaminhamento para uma unidade de internação hospitalar.

Se o paciente precisar de atendimento hospitalar, o Samu de Santana levará para UPA da Zona Sul de Macapá, que é a unidade referência para este atendimento específico, segundo determinação da Sesa.

Se o quadro clínico apresentado for grave, o paciente é transferido imediatamente para o Centro de Atendimento Intensivo Covid-19, montado pelo Governo no Hospital Alberto Lima, em Macapá.

Também será por meio de parceria entre Prefeitura de Santana e Gea que a estrutura do hospital de campanha será gerenciada na área externa do Hospital Estadual no município.

Última modificação: 26 de setembro de 2020