Prefeitura de Santana atua para reestruturar atendimento psicossocial infantil no município

13 de dezembro de 2021

A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, está empenhada em reestruturar o Centro de Atenção Psicossocial Infantil – CAPSi, no município. Após anos fechado e com dezenas de pacientes sem receber atendimento, a Prefeitura reorganiza o serviço para entregar à população, em um novo espaço com o acolhimento e acompanhamento profissional necessário para os pacientes, dentro das metas de regulamentação do atendimento à população.

O CAPSi foi inaugurado em Santana em 2016, mas desde 2013 a unidade estava descredenciada junto ao Ministério da Saúde por falta de operacionalização. Por esta razão, o Município não conseguia arcar com as despesas ou prestar um serviço eficiente à população. Este ano, a equipe técnica da Secretaria de Saúde tem atuado para habilitar o CAPSi junto ao Ministério da Saúde e garantir recursos para o funcionamento do Centro, processo que está em tramitação.

Em parceria com o Estado, o Município soma esforços para reabrir o Centro, em novo endereço, localizado a rua Adálvaro Alves Cavalcante, 941, no centro de Santana, em um imóvel alugado, cuja locação está em processo de adequação do ambiente para realizar a entrega. O projeto ainda está em fase de finalização de adesão de ata para a aquisição de materiais para equipar a unidade. O novo ambiente físico contará com área comum, recepção, sala administrativa, consultórios, banheiros, copa e brinquedoteca.

A unidade será entregue em breve, regularizada e em pleno funcionamento. O CAPSi contará com uma equipe multiprofissional composta por profissionais médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e pedagogos, que atuarão de forma integrada em atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.

É importante destacar que, desde o início de 2021, a Secretaria de Saúde em conjunto com o Estado, reúnem com instituições destinadas a acolher pacientes que necessitam do serviço, para compartilhar o andamento do processo de restruturação do CAPSi e discutir sobre o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), em apoio às iniciativas que buscam a ampliação do acesso da população à atenção psicossocial.

Atendimento provisório

Hoje, provisoriamente, o CAPSi funciona na Casa da Hospitalidade, com espaço cedido pela Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providência, por meio de um acordo técnico mediado pelo Judiciário e pelo Ministério Público. Dentre os atendimentos, em média 150 usuários diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), são atendidos por mês pelo CAPSi, outros 50 estão em processo de avaliação pela equipe multiprofissional.

Além disso, 49 pacientes diagnosticados com TEA são atendidos no Centro Especializado em Reabilitação Mário Dias Tavares, em mais de uma terapia de atendimento. O município disponibiliza ainda a Telemedicina, implantada para garantir atendimento neuropediatrico.

Fortalecimento da RAPS

Somente este ano, a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS em Santana, aumentou de 07 para 18 psicólogos. Hoje, todas as UBSs da zona urbana, realizam atendimento psicológico em demanda livre ou agendamento. Além disso, o município reativou o Centro Especializado em Reabilitação – CER, iniciou as obras do novo CAPS AD e reativou a Academia da Saúde. O número de profissionais psiquiatras também aumentou, atendendo nas Policlínicas e no centro especializado da Rede.

CAPSi Santana

O CAPSi é resultado de um acordo celebrado entre o Governo do Estado do Amapá – GEA e a Prefeitura Municipal de Santana – PMS, e tem como objetivo a oferta de atendimento multiprofissional a crianças e adolescentes de até 18 anos incompletos, com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso nocivo de álcool e outras drogas. A unidade visa, além desse atendimento, a recuperação da saúde mental e a integração do usuário com sua família e a comunidade.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 14 de dezembro de 2021