Prefeitura Municipal de Santana

Prefeitura de Santana alerta para os riscos do descarte irregular de lixo

20 de junho de 2022

A Prefeitura de Santana faz a coleta seletiva e desenvolve campanhas de recolha do lixo com destino adequado e, mesmo assim, recebe, diariamente, denúncias de entulhos depositados em locais a céu aberto, próximo das vias urbanas.
A atitude degrada o meio ambiente, provoca o entupimento de bocas de lobo, da canalização pluvial e demais danos, especialmente em dias de fortes chuvas. Vale reforçar que a Lei 809/17, do Código de Postura do Município, considera crime ambiental o descarte de qualquer material em locais não habilitados.
A equipe da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (Semop), que atua diretamente nesses casos, tem realizado o serviço de separação e recolha diversas vezes nos mesmos lugares.
Conforme o secretário Anderson Almeida, mesmo com as campanhas de conscientização, com a coleta seletiva e demais ações, muitos moradores ainda não dão o destino certo ao lixo: “Ainda temos muitas pessoas que insistem em jogar lixo em vias públicas. Vários problemas, como alagamentos, são causados pelo lixo depositado em área imprópria, o qual acaba atingindo as bocas de lobo, o sistema de esgoto e córregos”, ressaltou o secretário.
Organizar é preciso
Outro caso, citado pelo secretário da Semop, é que os moradores precisam organizar o lixo para que a empresa faça a coleta: “O lixo solto na lixeira não é recolhido. Eles são responsáveis somente por coletar o material que está organizado, separado e colocado em sacos adequadamente”, enfatizou Anderson Almeida.
De acordo com o monitoramento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), ao longo do último ano foram registrados cerca de 200 pontos críticos relacionados ao descarte irregular de lixo doméstico, resíduos de material orgânico e da construção civil. Destes casos, 30 já foram resolvidos. Mesmo que a limpeza seja realizada e a Prefeitura coloque placas indicativas de proibição de depositar lixo, passado algum tempo, os resíduos são lançados novamente no mesmo espaço.

Lei 809/17, do Código de Postura do Município, considera crime ambiental o descarte de qualquer material em locais não habilitados.

Área Portuária, Hospitalidade, Nova Brasília, Vila Amazonas, são alguns dos pontos onde a Prefeitura tem intensificado as ações de limpeza, por ser lugares com maior concentração de lixo despejado de forma irregular.
Empresa responsável
Atualmente, a Esc Ambiental é a empresa responsável pela limpeza da cidade e arrecada mais de 50 toneladas de lixo por dia, entre resíduos sólidos domiciliares e urbano.
Disk denúncia
Para manter a cidade limpa e agradável, a Prefeitura de Santana conta com o apoio dos munícipes, que podem denunciar a presença de lixeiras viciadas em logradouros públicos e ações de pessoas que cometem o descarte irregular de lixo, através do Disk Denúncia 96 99176-7015.
Anselmo Wanzeller
Semop
Prefeitura de Santana

Última modificação: 20 de junho de 2022

Comments are closed.