Prefeitura convoca grávidas, puérperas e imunossuprimidos para dose de reforço da vacina contra covid-19

14 de fevereiro de 2022

A Prefeitura de Santana reforça que imunossuprimidos, gestantes, puérperas e lactantes imunossuprimidas, a partir de 18 anos, vacinados com a terceira dose devem realizar a dose de reforço (4ª dose) com a vacina contra a covid-19. A vacinação está disponível em 12 unidades de saúde, nos horários das 8h às 12h e 13h às 17h.

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, são considerados os seguintes critérios para a aplicação da quarta dose em imunossuprimidos: imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids, uso de corticóides em doses maiores de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em hemodiálise e com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Para receber a vacina, imunossuprimidos, grávidas e puérperas imunossuprimidas devem apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das três doses e comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico ou receita de medicação.

O município está aplicando também a primeira dose para crianças de 5 a 11 anos e para pessoas acima de 12 anos que ainda não se vacinaram, a segunda dose e doses de reforço conforme esquema de vacinação recomendado pelo Ministério da Saúde.

Confira o calendário completo:

1ª dose

– Crianças de 5 a 11 anos
– A partir de 12 anos

2ª dose

– CoronaVac e Pfizer: 21 dias após a 1ª dose
– AstraZeneca e Janssen: 2 meses após a 1ª dose

3ª dose – a partir de 18 anos

– CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen: 4 meses após a 2ª dose

4ª dose – a partir de 18 anos

– Imunossuprimidos, gestantes, puérperas e lactantes imunossuprimidas: intervalo de 4 meses após a terceira dose.

Apresentar: documentos pessoais, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação.

Andreza Sanches
Secretaria Municipal de Saúde