Prefeito Bala Rocha destina área para Associações de pacientes oncológicos e TEA

11 de janeiro de 2023

Foto: Crisyano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas e Associação do Amor receberam lotes da Prefeitura de Santana por meio do Termo de Permissão de uso de Ocupação do Solo-Luos.

A cerimônia de assinatura aconteceu na tarde de terça-feira, 10. Cada terreno possui aproximadamente 750 metros quadrados cada, e estão localizados no Loteamento Acquaville Tambaqui.

Foto: Crisyano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

Entre os presentes estava Samuel Victor de 13 anos, que veio prestigiar o momento ao lado da mãe, dona Lucrécia Santos.

“Meu filho foi diagnosticado ainda criança com autismo. De lá pra cá são constantemente terapias para ajudar no desenvolvimento. Ele é uma criança amável e claro, muito amado por todos nós . Eu fico feliz em ver que a gestão do Prefeito Bala Rocha se preocupa com esta causa, e tantas outras que precisam deste olhar de gestor”, disse.

Foto: Crisyano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

O prefeito Bala Rocha destacou o compromisso da gestão em valorizar e criar condições para que as associações possam continuar o trabalho em prol da população, sendo cada uma com seu direcionamento.

“Assumimos a prefeitura de Santana com o compromisso de olhar todos os setores. Sei da luta que cada associação tem diariamente, não somente as duas que hoje estão sendo beneficiadas, mas tantas outras que estão em suas atividades. Hoje foi um dia muito importante para todos nós, uma vez que estamos passando a autorização de uso do solo de cada lote. Santana vai prosperar ainda mais”, disse.

Foto: Crisyano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Santana (SEMDUH), Helder de Lima, enfatizou que a primeira fase foi com a assinatura do termo de uso do solo.

“A primeira fase do projeto é a ocupação das terras pelas associações, o Prefeito Bala Rocha juntamente com sua equipe de gestores estão estudando a viabilidade da construção de cada associação com recursos próprio da prefeitura e logo estaremos aqui novamente realizando a assinatura de termo de doação para as associações hoje beneficiadas”, disse Helder de Lima.

Sobre as Associações

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas foi criada em 2015, e atualmente atende cerca de 350 crianças com a ajuda de aproximadamente 12  voluntários. Tem como principal objetivo levantar a causa dos direitos das pessoas com autismo, buscando sempre articulações junto a gestão governamental para que o serviço ofertado seja de qualidade. Além de apoiar as famílias por meio de orientações sobre o que fazer quando suspeitar de autismo ou quanto ao laudo confirmatório de TEA.

A diretora da associação Cristiane Barbosa falou da importância de se falar em autismo não somente no dia 2 de abril, data que celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. “Vou falar que sinceramente achava que iríamos nos encontrar só em abril . Mas vejo que realmente o nosso prefeito é um homem que honra com a palavra. Em um momento conversamos e ele falou que iria doar o espaço, porém não levei a sério, uma vez que sempre somos enganados. E hoje é um dia macro para todos nós que lutamos por essa causa . Meu muito obrigada”, disse Barbosa.

A  Associação do Amor foi criada no dia 2 de janeiro de 2019 e tem como principal objetivo cuidar, atender, direcionar e apoiar familiares e pacientes oncológicos.

O presidente da associação, Professor Nelson, antes de iniciar sua fala, solicitou um minuto de silêncio em homenagem às vítimas fatais do câncer e aos que estão internados em busca de tratamento. “Peço a licença de homenagearmos aqueles que lutaram e não conseguiram sua cura , mas também aqueles que estão em busca de suas vitórias. Essa associação surgiu por meio da dor, perdas de pessoas que tanto amávamos. Só sabem a necessidade da urgência de um tratamento oncológico quem perdeu alguém para essa doença tão traiçoeira. O câncer tem pressa! O câncer não espera! Meu muito obrigado prefeito por olhar pra gente. Este momento ficará para a história”, disse Nelson.

Sobre a Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS)

É uma legislação municipal que estabelece regras e parâmetros para o uso do solo. Em outras palavras, é o recurso utilizado por cada município para controlar os espaços urbanos e estabelecer normas, definindo o que é ou não permitido em cada ambiente público.

A cerimônia de assinatura do termo contou com a presença da vice-prefeita Isabel Nogueira, vereadores de Santana, além do Presidente da Câmara Josivaldo Abrantes  e pessoas ligadas às associações, além de pacientes .

Keila Góes | Assessoria de Comunicação/SEMDUH

Última modificação: 11 de janeiro de 2023