Plantio de samaúma oficializa pacto de preservação e conservação ambiental em Santana

13 de junho de 2021

A Prefeitura de Santana, em ação coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEMDUH, realizou neste sábado, 12, o plantio de uma muda de samaúma na entrada da cidade, em área de lazer localizada no conjunto Acquaville. O plantio da árvore faz parte da programação do mês do meio ambiente e celebra o compromisso da gestão com práticas de sustentabilidade.

Um drive thru garantiu a participação popular no evento que teve distribuição de mais de 200 mudas de plantas ornamentais e frutíferas. A entrega das plantas foi acompanhada de folder explicativo com dicas sobre cultivo. O prefeito Bala Rocha participou da ação de entrega das mudas e colocou a mão na terra durante o plantio da samaúma.

“Essa samaúma representa a força e a generosidade da gente santanense. Daqui a dez anos, quando a gente passar por aqui, as crianças passarem por aqui, ela vai estar aqui, mas para isso é preciso preservar. Por isso, peço a ajuda de todos para preservarmos essa plantinha que um dia será uma árvore grande, como Santana também será, uma cidade grande, saudável e bonita”, declarou o prefeito Bala.

A samaúma, também conhecida como rainha da Amazônia ou mãe das árvores, é nativa das Américas e do sul da África. Gigantesca em sua fase adulta, ela pode atingir até 90 metros de altura e 3 metros de diâmetro, sendo essa uma das razões do encantamento que desperta nas pessoas. A samaúma é uma árvore de propriedades naturais e possui valor econômico por fornecer matéria para produção de algodão.

Durante a programação, o secretário da SEMDUH, Hélder Lima, enfatizou a importância da ação pelo resgate da educação ambiental.

“Hoje, dando continuidade ao nosso calendário de ações voltadas ao mês do meio ambiente, fizemos a distribuição de mudas para a população, em drive thru, cumprindo os protocolos de prevenção à covid-19, além do plantio da samaúma, que para nós tem um simbolismo fantástico. Essas entregas não são só de mudas, mas do sentimento de preservação e de resgate da educação ambiental que terá reflexos significativos para o desenvolvimento do nosso município”, declarou.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 13 de junho de 2021