Pessoas com autismo são vacinadas contra a Covid-19 em Santana

24 de abril de 2021

A Prefeitura de Santana iniciou neste sábado, 24 de abril, a vacinação de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a partir de 18 anos, contra a Covid-19. Esse público foi incluído no grupo prioritário para receber a primeira dose da vacina em virtude da maior vulnerabilidade ao contágio causado pelo coronavírus.

Miguel Costa de Almeida, 34 anos, era um dos que estavam aguardando na fila do drive-thru em frente à prefeitura. Enquanto esperava a vacinação, a mãe, Claudeci Costa, compartilhou a rotina do filho e contou que Miguel tem um grau elevado de TEA, que em alguns dias está agitado, outros não dorme e tem crises. Contou ainda que Miguel já foi acometido pela covid-19 no ano passado e chegou a ficar com 50% do pulmão comprometido, mas conseguiu superar a doença.

Dentro do carro e acompanhado de familiares, Miguel recebeu a primeira dose da vacina. A mãe não escondeu a emoção pela imunização do filho: “A gente fica sem palavras, só agradecer a Deus e à equipe de saúde, pela imunização do meu filho. Já estou mais aliviada. Agora só aguardar a segunda dose”, comemorou dona Claudeci Costa.

O sentimento de gratidão também tomou conta de Silvia da Silva Ferreira, que levou o filho com transtorno do espectro autista, Brian Rafael Ferreira Rodrigues, de 34 anos, para receber a primeira dose: “Eu fico atenta a tudo o que diz respeito ao autismo e estava ansiosa para o município começar a vacinar esse grupo. Eu estou muito feliz por meu filho estar protegido”, diz a mãe.

Para a vice-presidente da Associação Santanense de Pais e Amigos dos Autistas (Assande), Cristiane Barbosa, o momento é de grande vitória: “Que benção esse momento! Ele foi muito esperado. Fiquei feliz com o preparo dos profissionais ao abordarem as pessoas e por demonstrarem sensibilidade, pois ao contrário de outros públicos até agora vacinados, alguns autistas não queriam ser vacinados e levá-los até lá não foi fácil. Nós esperamos que a vacina chegue para todos!”, disse.

A secretária de Saúde, Ithiara Madureira, enfatiza que inclusão das pessoas com TEA na campanha de vacinação do município é extremamente necessária, para que se reduza a taxa de transmissão e aumente a imunização das pessoas: “O município está sensível a todos os grupos mais vulneráveis ao contágio dessa doença e assegurar a imunização de todos é nosso papel. À medida que cheguem as vacinas, mais pessoas serão incluídas no cronograma de imunização”, destacou a gestora.

A imunização de pessoas com TEA e Lúpus foi incluída, após a chegada de 830 doses da vacina AstraZeneca na última sexta-feira, 23 de abril, que permitiu dar continuidade à imunização de pessoas com comorbidades.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 24 de abril de 2021