Parceria entre Prefeitura e Hospital de Amor inicia atendimentos para prevenção ao câncer de mama e do colo do útero

27 de outubro de 2021

A Unidade Móvel do Hospital de Amor começou a atender as mulheres do município de Santana nesta quarta-feira, 27, com a realização de exames gratuitos de rastreio de câncer de mama e do colo do útero. Até o dia 05 de novembro, através de uma parceria entre a Prefeitura de Santana e o Instituto de Prevenção Hospital de Amor de Macapá, a unidade ficará estacionada na Policlínica Dr. Alberto Lima, no bairro Daniel.

A prefeita em exercício, Isabel Nogueira e a secretária Municipal de Saúde, Ithiara Madureira, acompanharam o início dos atendimentos, enaltecendo as mulheres pela busca e cuidado com a saúde. “Esses exames possibilitam o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, oportunizando a realização de tratamentos mais rápidos e aumentando as chances de cura”, disse a prefeita.

Os atendimentos ocorrem por ordem de chegada, de 8h às 12h e 13h às 17h. Após a coleta, os exames serão enviados para análise em Barretos (SP) e os resultados serão devolvidos para a Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, em um prazo de 60 dias. “A Secretaria de Saúde está concluindo o processo para a retomada da oferta de PCCU nas unidades de saúde, mas tem buscado parcerias que resultem em serviços de saúde essenciais à população. Queremos agradecer a direção do Hospital de Amor de Macapá, que disponibilizou os atendimentos para as mulheres santanenses”, frisou a secretária Ithiara Madureira.

A dona de casa Fabíola Cantuária aproveitou a oportunidade para acompanhar a mãe de 57 anos, para fazer o exame de mamografia. “Nós temos histórico de câncer na família e vamos fazer um check-up para avaliar a saúde dela. Eu já havia feito um cadastro na Unidade do Hospital de Amor na capital e o atendimento estava agendado para dezembro, mas graças a Deus a carreta veio para o município, o que vai agilizar a realização do exame. Muito boa essa iniciativa!”, comentou.

Atendimento

Para fazer o exame de mamografia é necessário ter idade entre 40 e 69 anos, sendo necessário um ano de intervalo do último exame. Já o exame preventivo de PCCU (Papanicolaou) é feito em mulheres de 25 a 64 anos. No dia do exame, é necessário apresentar original e cópias do RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Para mulheres com idade abaixo de 40 anos que pretendem realizar o exame de mamografia, é necessário levar laudo ou encaminhamento médico.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 27 de outubro de 2021