Novembro Azul: Programação de encerramento é realizada na Policlínica Alberto Lima

2 de dezembro de 2022

Foto: Ívina Oliveira | Acervo PMS.

A Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou um mês dedicado à promoção de saúde masculina, em alusão ao novembro Azul, em algumas unidades de saúde e policlínicas.

As atividades encerraram nesta terça-feira, 29, na Policlínica Alberto Lima, com atendimentos médicos com clínico geral, nutricionista, psicólogos, fisioterapeutas e dentistas. Também houve exames de PSA, exames laboratoriais, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hep B e C), vacinação, dispensação de medicamentos e palestra de prevenção sobre o câncer de próstata.

Foto: Ívina Oliveira | Acervo PMS.

O objetivo das programações é levar informações sobre a prevenção do câncer de próstata, fortalecendo o autocuidado, proporcionando também um maior acesso aos usuários que precisam dos serviços para alcançar um diagnóstico ou tratamento, contribuindo assim para a redução de mortes.

A secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira, falou sobre o grande alcance que o mês teve, fazendo com que os homens percebam a importância quando se trata da prevenção:

“Nós promovemos um ambiente especial para o cuidado dos homens, realizando atendimentos que são fundamentais para a saúde deles. É importante enfatizar a importância da prevenção no cuidado com a saúde e também realizar exames para diagnósticos precoces”, expressou a secretária.

Maria de Nazaré, servidora pública há mais de 28 anos, compareceu à programação e agradeceu à Prefeitura pela iniciativa:

“É muito bom para nós essas ações, além de ter uma temática importante, nós não temos tempo, no decorrer da semana, para nos cuidarmos e hoje eu consegui”, disse.

Foram realizados um total de 1.611 atendimentos nas programações do Novembro Azul, divididos em 12 unidades que receberam a ação, sendo que 359 atendimentos foram com clinico geral, 34 com psicólogo, 28 com nutricionista, 44 com fisioterapeuta e 114 com dentista, 221 testes rápidos, 541 exames, 148 atendimentos com urologista, 68 vacinas, 23 atendimentos com cardiologista e 31 com ortopedista.

Ívina Oliveira | Assessoria de comunicação, Secretaria Municipal de Saúde

Última modificação: 2 de dezembro de 2022