Nesta quarta, 4, continua a vacinação antirrábica no bairro Fonte Nova

3 de agosto de 2021

A campanha de vacinação antirrábica para imunização de cães e gatos, coordenada pela Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), estará nesta quarta-feira, 4 de agosto, com posto de vacinação na avenida Rio Branco, nº 3748, no bairro Fonte Nova, das 8h às 12h. O objetivo das ações itinerantes é manter o controle da raiva animal no município, imunizando animais das áreas urbanas e protegendo a população.

Podem ser vacinados os animais domésticos a partir dos três meses de vida, incluindo pets que estejam amamentando. O Departamento de Vigilância Ambiental, orienta que os animais sejam conduzidos ao posto de vacinação com coleira e acompanhados por adultos. Também é importante a apresentação da caderneta de vacinação do animal, porém a falta do documento não impedirá a vacinação do cão ou do gato.

A raiva pode ser transmitida para o homem por meio da mordida ou pelo contato de ferimento com a saliva do animal infectado. A vacina permite que os pets criem anticorpos para se defenderem.

Na primeira ação, realizada no bairro Fonte Nova e região, 717 animais foram vacinados. O cronograma da campanha de vacinação antirrábica percorrerá todos os bairros do município e, posteriormente, a área rural, com ações itinerantes previstas até outubro.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 3 de agosto de 2021