Ministério da Saúde realiza pesquisa para mapear transmissão da Covid-19 em Santana

30 de setembro de 2021

O município de Santana está participando da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCOV). O estudo sorológico é realizado pelo Ministério da Saúde (MS) e está na etapa de coleta de amostras dos moradores do município, e a participação de cada voluntário é importante para mapear a transmissão da doença e adotar melhores medidas de prevenção e controle do coronavírus na região.

A PrevCOV é considerada uma das pesquisas de maior abrangência sobre o tema nas Américas e no mundo. O estudo está ocorrendo em 27 capitais e suas regiões metropolitanas, envolvendo 62.097 domicílios em 274 municípios, o equivalente a 211.129 pessoas.

A coordenadora geral de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Janaina Sallas, está no Amapá para acompanhar o andamento das coletas e explica sobre a segurança da pesquisa: “A pesquisa trabalha com casas selecionadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE, onde os profissionais de saúde realizam a coleta de amostra de sangue dos moradores da residência. Os participantes serão testados para identificar a presença de anticorpos do tipo IgG para a COVID-19, apontando quem já foi infectado ou desenvolveu resposta imunológica após a vacinação. Os pesquisadores estão sempre uniformizados e com crachás de identificação do PrevCOV”, afirma.

Em Santana, a equipe a serviço do SUS e do Ministério da Saúde está em campo desde o início de setembro, para a coleta de dados em 316 domicílios, com a previsão de 1.075 pessoas a serem entrevistadas nos bairros Central, Fonte Nova, Mutirão do Paraíso, Nova Brasília, Novo Horizonte, Paraíso, Provedor I e II, Remédios, Área Portuária, região do Vila Nova e distritos Anauerapucu, Igarapé do Lago, Ilha de Santana e Piaçacá.

“Santana é o segundo maior município de relevância populacional, por isso é importante a participação das pessoas na pesquisa para amostragem representativa do Amapá. Pedimos a colaboração das famílias, cujas residências foram selecionadas, para que nos ajudem aderindo à pesquisa”, orienta a secretária Municipal de Saúde, Ithiara Madureira.

Os resultados dos exames dos participantes servirão como uma amostragem para a pesquisa, indicando qual é o cenário epidemiológico em todas as regiões do país. O Ministério da Saúde divulgará os resultados da pesquisa por meio de documentos técnicos, de forma individual.

A pesquisa ocorre em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).

Se sua casa foi selecionada, participe!

Cronograma das próximas visitas:

Quinta-feira 30/09

Bairro Central – 8h às 12h (7 casas)

Bairro Comercial – 14h30 às 17h (11 casas)

Sexta-feira 01/10

Distrito Ilha de Santana – 8h30 às 17h (10 casas)

Sábado 02/10

Bairro Provedor II – 8h às 12h (8 casas)

Bairro Fonte Nova – 14h às 16h (3 casas)

Segunda-feira 04/10

Bairro Provedor I – 8h às 12h (8 casas)

Comunicação – Prefeitura de Santana