Manipuladores de alimentos passam por capacitação em Santana

4 de abril de 2022

A Prefeitura de Santana realizou, na última sexta-feira, 01, capacitação para merendeiras escolares, responsáveis por manipular os alimentos e produzir o lanche dos alunos nas escolas. A capacitação é anual e visa garantir o controle de qualidade da alimentação ofertada nas escolas.

Os profissionais participaram de palestras voltadas para área da alimentação escolar, abordando a importância da higiene pessoal, higiene do ambiente de trabalho, doenças transmitidas por alimentos, atribuições das merendeiras, cardápios, procedimentos operacionais padronizados, manual de boas práticas, entre outros. Também participaram de atividades lúdicas, dinâmicas sobre alimentação escolar e receberam kits de  EPI’s para desempenhar suas atividades.

Imagem: acervo PMS

A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Adelma Sanches, responsável pela capacitação, reforça a importância desse momento para esses profissionais. “Os manipuladores de alimentos ou merendeiras como são conhecidos popularmente, possuem grande importância na comunidade escolar, porque são responsáveis pela produção e elaboração da alimentação escolar, zelando pela qualidade do alimento de maneira que não ofereça riscos aos nossos alunos, por esse motivo a capacitação é ofertada anualmente”, frisou Adelma.

Durante a capacitação, houve um momento para realização de roda de conversas, onde os profissionais da alimentação compartilharam suas dúvidas e sugestões quanto o desempenho de suas funções, realizaram ginástica laboral e também foi abordado a importância de cuidar da saúde mental dos profissionais.

Renata Rodrigues

Prefeitura de Santana