Manhã de Lazer encerra o ciclo das ações do Setembro Valorizando a Vida e a Inclusão Social

21 de setembro de 2022

Com uma programação diversificada, voltada para os alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), em alusão ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, a manhã de lazer promovida pela Prefeitura de Santana com auxílio da Secretaria Municipal de Educação, foi uma das ações da campanha Setembro Valorizando a Vida e a Inclusão Social, que ao longo do mês abordou temáticas relacionadas a prevenção ao câncer infanto-juvenil, valorização da vida, inclusão social e conscientização sobre o uso das drogas.

A ação foi realizada na E.M.E. Claudionor Rocha e, de acordo com a responsável pelo evento: “Toda e qualquer pessoa, independentemente das suas limitações, sejam físicas ou psicológicas, precisam estar interagindo em sociedade. O evento de hoje foi pensado para oportunizar as crianças que são da rede municipal de ensino, atividades dinâmicas e lúdicas, com muito entretenimento”, afirmou a coordenadora da manhã de lazer, Gabriela Luz.

Os pais das crianças também estiveram presentes no local para acompanhar a programação voltada para os pequenos. A mãe do Heitor Gabriel, assim como ele, estava muito feliz com o momento de lazer que foi proporcionado:

“É uma coisa muito boa trabalhar a inclusão social, até hoje algumas pessoas têm dificuldade de aceitar a condição do outro. Trabalhar esses projetos ajudam a agregar coisas boas e proporcionar esses momentos de alegria para eles”, declarou.

A vice-prefeita Isabel Nogueira, esteve presente no local e além de estar engajada na causa, pretende tornar a manhã de lazer em uma grande ação anual: “A inclusão social é uma causa e é preciso que a gente tenha um olhar sensível não apenas em datas como esta, mas diariamente ao longo de todo o ano. Sabemos que o direto a vida, o direito de estar em todos os lugares é de todos nós, porém as pessoas com deficiência têm dificuldades por conta da falta de acessibilidade e nós iremos fazer campanhas e trabalhar para que essas crianças sejam cada vez mais incluídas nos meios sociais, e a Prefeitura irá realizar todos os anos, uma grande ação alusiva no mês de setembro”, finalizou a gestora municipal.

Além de ser o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, também é o Dia da Árvore. A árvore é verde e está em todo lugar, assim deve ser com as pessoas com deficiência, elas precisam e querem estar em todos os lugares. Partindo disso, nasceu o Setembro Verde.

Renata Rodrigues

Assessoria de Comunicação e Imprensa