Investimentos: Prefeito Sebastião Rocha inaugura sala para realização de ultrassom

15 de agosto de 2022

Essa conquista vai possibilitar a ampliação dos atendimentos na Policlínica, que antes eram ofertados de forma limitada. Foto: Ívina Oliveira/Acervo PMS.

A Prefeitura de Santana inaugurou na manhã desta sexta-feira, 12, através de processos de licitação, duas salas para realização de exames de ultrassonografia (USG). Com a finalidade de ampliar ainda mais os atendimentos na rede municipal de saúde.

Com mais esse avanço, serão disponibilizados exames USG obstétrica, no Centro de Referência Diagnostico da Mulher, e na Policlínica Alberto Lima estão sendo realizados as USG de Abdômen total, pélvica, transvaginal, próstata, renal/vias urinárias e abdômen superior.

O Coordenador da Média Complexidade, Adriano Maués, falou da importância da realização do exame: “Os exames feitos através de imagens, são realizados para acompanhar doenças crônicas, que precisam às vezes de cuidados constantes, para descobrir novas doenças, visualizar como estão os órgãos internos, além de verificar resultados de cirurgias”, explicou.

Essa conquista vai possibilitar a ampliação dos atendimentos na Policlínica, que antes eram ofertados de forma limitada, em virtude de o aparelho ser antigo. Consequentemente estender a assistência para as gestantes, no Diagnóstico da mulher, com a ultrassonografia obstétrica, em que não era ofertada na rede municipal, e é de grande importância para o acompanhamento de uma gestação saudável.

Foto: Ívina Oliveira/Acervo PMS.

Como funciona o exame?

O exame de imagem é fácil, rápido e acessível que não oferece nenhum efeito colateral e tem como objetivo, realizar a avaliação dos órgãos internos dos pacientes. O profissional médico encosta o aparelho, após passar o gel no corpo da pessoa, esse aparelho irá emitir captar ondas sonoras, processando e avaliando, através de imagens que vão passar na tela.

O trabalhador autônomo, André Ferreira dos Santos, que estava realizando o exame de ultrassonografia da próstata, aproveitou para fazer um chamado aos homens acima dos 40 anos e agradecer a gestão pelos avanços: “Eu acho de grande valia todos os homens acima dos 40 anos fazer esse exame e cuidar de si, quem ama se cuida, sem deixar de agradecer o grande trabalho que o prefeito Bala tem realizado no município de Santana”, disse.

Metodologia de atendimento

Na Policlínica Alberto Lima as marcações são realizadas as quintas-feiras no horário de 08h às 12h, com os atendimentos na segunda e terça-feira no horário de 16 horas e na sexta-feira às 10 horas.

No Centro de Referência Diagnostico da Mulher, as marcações acontecem toda segunda-feira de 08 às 12 horas, com atendimento na quarta e sexta-feira a partir de 08:30.

Para realizar a marcação é necessário os documentos como: identidade, CPF, cartão do SUS e o encaminhamento.

Ívina Oliveira

Assessora de comunicação