Prefeitura Municipal de Santana

Hoje foi dada a abertura da especialização “Melhoria do Cuidado de Pessoas com Condições Crônicas na Atenção Primaria à Saúde”.

5 de abril de 2022

O hospital Alemão Osvaldo Cruz, com parceria do Mistério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais, realizam um curso profissionalizante para trabalhadores na área da saúde.

Esse evento iniciou no dia 4 de abril no Polo Técnico Madre Tereza às 9h, com continuidade no dia 5 de abril e será ministrado pelas gestoras de campo Cathana Oliveira e Thaise Araújo, representantes do hospital Osvaldo Cruz. Esse processo de formação será realizado em municípios brasileiros da região interestadual denominada como PEBA, que envolve as macrorregiões norte, onde foi selecionada uma parte em Pernambuco, Bahia e Amapá totalizando 660 vagas.

O curso será realizado de forma presencial no dia 4 e 5 de abril. No primeiro dia, das 08h30 às 12h30, serão realizados algumas programações como: o acolhimento de boas-vindas da coordenação do curso, com a reprodução de um vídeo com a presença das autoridades e após essa apresentação, será feito a abertura do local, a exposição do programa do encontro, apresentação pessoal e divisão dos pequenos grupos somente para os alunos do curso.

No horário da tarde começando às 14h e terminando às 17h, a aula através da metodologia TBL será ministrada sobre o cuidado em diálogo com necessidades de saúde: perspectivas para a qualificação do trabalho em saúde. Em seguida um plenário para a discussão com um especialista e a apresentação do calendário dos encontros.

O segundo dia de aula que ocorrerá dia 5 de abril, iniciará no horário das 09h às 12h30. No turno da manhã, será o primeiro grupo de alunos e serão discutidas as expectativas e pactos de trabalho em grupo, o perfil de competência do especializando e uma avaliação da atividade. No segundo momento acontecerá à leitura do caderno do curso com a verificação das principais dúvidas. O horário da tarde, das 13h30 às 17h segue com a mesma programação da manhã, com um segundo grupo de alunos.

O objetivo dessa especialização é formar equipes de saúde da atenção primária na implantação do “Ativa APS”, com reflexos nos processos de cuidados de pessoas com doenças crônicas ou fatores de risco. A seleção dos profissionais para receber o curso ocorreu através de uma análise curricular no mês de março, com uma carta de atenção equivalente a uma entrevista e análise documental. No processo final foram selecionados 41 profissionais dentre eles Odontólogos, Farmacêuticos, Nutricionistas e Psicólogos atuantes no município de Santana e Mazagão.

Algumas autoridades que estiveram presentes, engrandecendo o evento, a vice-prefeita de Santana Isabel Nogueira, Ithiara Madureira secretária Municipal de Saúde de Santana, Albanice de Carvalho diretora da UBS Thiago da Fonseca de Mazagão, o diretor adjunto do Grupo Madre Tereza Felipe Borges e o presidente do Conselho Municipal de Santana Gilmar Santiago.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Ithiara Madureira: “É de extrema importância à estratégia do Município em olhar e capacitar os profissionais de saúde para se poder realizar um atendimento com as melhores estratégias possíveis para a população”.

Para a Gestão Municipal de Saúde é bastante significativo ser um instrumento de iniciativas como essas, através de uma educação contínua, que incluem experiências ao treinamento inicial e auxiliam os profissionais a compreender competências significativas para o seu trabalho.

Última modificação: 5 de abril de 2022

Comments are closed.