Estrutura e organização marcam o primeiro dia do Carná Santana

3 de setembro de 2022

Nesta sexta-feira, 2 de setembro, iniciou o mais esperado Carnaval de Santana, com aguardo de público dos 16 municípios do estado do Amapá. Contando com quatro dias de folia, a expectativa dos brincantes está nas alturas e com isso a Prefeitura de Santana destacou a importância de proporcionar a segurança e o bem-estar com os atendimentos voltados para a saúde da população.

A secretária de saúde, Ithiara Madureira, realçou a atuação da secretaria nesses dias de carnaval e falou da preparação para atender toda e qualquer ocorrência que estiver nesses dias, levando a segurança e a mensagem de prevenção: “A Saúde tem um stand de atendimento, suporte e orientação para a população, além de entrega de preservativos, testagem rápida, aferição de pressão arterial, glicemia, oximetria, além das intervenções realizadas nos casos necessários, com os atendimentos, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”, disse.

Além da equipe composta por um condutor, um enfermeiro, um técnico enfermagem, a equipe do SAMU dispõe de duas viaturas, proporcionando duas equipes, onde uma está fazendo os atendimentos na Avenida Santana, no carnaval, e a outra está responsável pelos atendimentos da cidade. Enfatizando que o município de Santana não está descoberto.

Adílio Costa, enfermeiro e atuante no SAMU, fala das atividades da equipe em eventos desse porte: “É muito importante à atuação do SAMU nessas festividades, pois muitas vezes existe a necessidade do atendimento de urgência e emergência. Hoje nós contamos com uma equipe bem capacitada em realizar qualquer tipo de procedimento, dependendo da necessidade que a comunidade venha precisar. Por exemplo: traumas, quedas, e suporte para as pessoas que exageram na bebida e entram em coma alcoólico, esses são os casos com mais incidências”, ressaltou.

O Santanense, Emerson Rodrigues, que prestigiou a primeira noite de festa, fala do seu sentimento com o retorno do carnaval: “Depois de dois anos sem o carnaval, que é, e sempre foi uma grande alegria para o povo de Santana, eu já estava com saudades. Nós passamos por tempos difíceis com a pandemia, e é emocionante ver as pessoas sem máscara, a possibilidade de se abraçar um amigo, e sem falar da diversão. Eu já estava sentindo falta de ver os brincantes, da energia e da diversão que só quem participa pode sentir. Sem falar que para muitas famílias, o carnaval proporciona uma renda extra”, destacou.

Ívina Oliveira

Prefeitura de Santana