Escola Municipal Raimundo Monteiro Baia entrega sala de leitura aos alunos

20 de abril de 2022

A Escola Municipal Raimundo Baia, localizada no distrito de Anauerapucu, inaugurou na última segunda-feira, 18, a sala de leitura da escola, destinada para desenvolver o gosto pela leitura nas crianças, por meio do contato com livros escritos especialmente para elas.

“A sala de leitura dentro da escola, serve como um espaço para o professor trabalhar o incentivo e utilizar dinâmicas para que o aluno desenvolva o interesse em ler, principalmente nas séries iniciais buscando melhorar o desempenho na fluência em leitura”, declarou o secretário Municipal de Educação, Amarilson do Amaral.

A data 18 de abril, foi escolhida por ser o Dia Nacional do Livro Infantil, que celebra a importância da leitura literária pelas crianças, incentivando a formação de pequenos leitores, sendo esta a porta de entrada ao mundo literário. Esta data foi instituída em 8 de janeiro de 2002, e, desde então, é um dia para celebrar toda literatura voltada às crianças e também para homenagear Monteiro Lobato, considerado o primeiro escritor brasileiro a produzir literatura voltada para as crianças, sendo autor de clássicos como os que constituem a coleção de narrativas ambientadas no Sítio do Pica-Pau Amarelo.

A sala de leitura da escola foi batizada com o nome da professora Ana Cristina de Souza Barredo, prestando homenagem a esta, que fez parte do quadro de educadores da escola por aproximadamente 12 anos e faleceu vítima de complicações da Covid-19, em 10 de maio de 2020. De acordo com a gestora da escola, Jaqueline Gadelha, um dos objetivos principais da criação da sala de leitura é homenagear Ana Cristina que foi um referencial de profissionalismo, dedicação e responsabilidade dentro da escola, principalmente quando se fala em alfabetização, pois a professora sempre trabalhou nas séries iniciais e lutava para que houvesse um espaço digno para favorecer o processo de aprendizagem das crianças.

“A leitura é a porta para a descoberta de novos conhecimentos e é imprescindível que a escola assuma para si tal responsabilidade, visto que é na escola, na biblioteca, nos espaços de leitura que esta atividade pedagógica deve ser exercitada. E neste sentido, nada mais oportuno iniciar este trabalho já nas séries iniciais de tal forma que a criança adquira desde cedo o hábito de ler. Vale ressaltar ainda, que é pela leitura que podemos ampliar e integrar conhecimentos, enriquecer nosso vocabulário, facilitar a comunicação que nos faz diferenciar o certo do errado”, afirmou a gestora da escola.

Comemora-se no Dia Nacional do Livro Infantil, a importância da produção literária destinada às crianças e tudo o que representa o livro infantil para a cultura e para a educação, enquanto elemento simbólico capaz de ampliar a imaginação e a criatividade dos jovens leitores, através de um universo criativo.

Jaqueline ressalta que a boa leitura é capaz de influenciar na formação do caráter e na personalidade do indivíduo e principalmente subsidiar saberes pedagógicos que tornam a criança protagonista de sua história. “Nossa intenção é que esse espaço sirva como mais um local de integração entre os alunos na descoberta do mundo prazeroso da leitura”, finalizou.

Renata Rodrigues

Assessora de Comunicação