Prefeitura Municipal de Santana

Em Santana, acolhidos do abrigo municipal ganham baile de carnaval

23 de fevereiro de 2023

Foi em grande estilo a comemoração carnavalesca preparada neste fim de semana, pelos colaboradores do Abrigo Municipal de Santana, localizado na Rua Gerônimo de Albuquerque, Nº 1226, bairro Nova Brasília.

Mantido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania – SEMASC, o Abrigo Municipal desde 2018, atende, provisoriamente, menores a partir de 08 anos à adolescentes até 17 anos, que estão em situação de vulnerabilidade, como por exemplo: negligência, violência física ou qualquer tipo de violência contra seus direitos. Com capacidade para atender até 16 pessoas, o espaço abriga atualmente, dois adolescentes de 16 e 17 anos.

Denominado “Abrigo na Folia”, o baile contou com diversas atrações, como por exemplo, música ao vivo, responsável por embalar a festa, com marchinhas de carnaval.

Além de acolher, dar afeto e cuidar, o abrigo também insere seus assistidos em programações diversificadas e como eles não estão privados de liberdade, todos têm direito à vários benefícios como: educação, esporte, cultura e lazer.

O objetivo das atividades de lazer, como o Abrigo na Folia, é desenvolver a afetividade, estimular a convivência e resgatar a autoestima, assim como reduzir os fatores estressores, minimizando a ansiedade e a angústia presente no cotidiano, pois este tipo de atividade permite a expressão de sentimentos, a comunicação e interação social entre os acolhidos e os educadores.

De acordo com o presidente do Abrigo Municipal, Abdoral Neto, esses momentos de confraternização são de extrema importância pra os menores assistidos pelo abrigo, é importante destacar que, o acolhimento institucional infanto juvenil, é uma medida prevista no art. 101, Capítulo VII, do Estatuto da Criança e do Adolescente, que visa o acolhimento por menores que têm seus direitos violados.

Última modificação: 23 de fevereiro de 2023

Comments are closed.