Dia Nacional dos Agentes da Autoridade de Trânsito: O ofício de salvaguardar vidas

23 de setembro de 2022

Dia Nacional dos Agentes da Autoridade de Trânsito. Foto: Luana Silveira | Acervo PMS.

A data é celebrada no dia 23 de setembro em todo o território brasileiro.

Nesta sexta-feira, 23, a Prefeitura Municipal de Santana congratula a função dos agentes de trânsito, que se dedicam diariamente na tarefa de facilitadores da mobilidade viária.

Conhecidos pelas pessoas, como os famigerados aplicadores de multas, os servidores possuem uma função social elementar, salvar vidas. Segundo o Art. 24, inciso II do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é dever dos órgãos e entidades executivas de trânsito dos municípios: “planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais e promover o desenvolvimento, temporário ou definitivo, da circulação, da segurança e das áreas de proteção de ciclistas.”

Embora o CTB também reconheça a competência de aplicar advertências e multas em caso de infração, as atribuições ultrapassam o nível superficial e adentram no contexto educacional.

Na última segunda-feira, 19, o Amapá recebeu a visita do secretário municipal de Trânsito, Frederico Carneiro, na ocasião, o Estado assinou o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), criado em 2018 pela Lei n° 13.614. O Plano tem como pré-requisito orientar os gestores do Brasil a tomarem atitudes para reduzir o quantitativo de mortes e lesões no trânsito. A meta é que até o ano de 2028, no mínimo, 86 mil vidas sejam preservadas.

Assinatura do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. Foto: Luana Silveira | Acervo PMS.

Durante o evento, o secretário nacional afirmou que o Amapá está iniciando uma nova era para a segurança viária:

“Com o lema ‘aqui começa o Brasil’, o Amapá está iniciando uma nova era, em que nenhuma morte no trânsito é aceitável. Quando se trata de vidas, não importa se são 10, 20 ou 30, não se admite nenhuma delas, nós estamos em busca do número zero”, expressou.

Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro. Foto: Luana Silveira | Acervo PMS.

Um pouco de história

Há 14 anos, a Superintendência de Transporte e Trânsito de Santana (STTRANS), realiza um projeto educativo tendo como público-alvo crianças e adolescentes nas escolas públicas e privadas do Amapá. Em mais de uma década de tradição, só aumentou a vontade de levar conhecimento às crianças. A convocação é feita por meio de ofício pelo responsável administrativo da escola, e se está dentro do possível, a equipe da superintendência não mede esforços para ensinar sobre o trânsito de maneira leve e muito divertida aos condutores do futuro.

O agente de trânsito, Marlon Viana, afirma que a educação no trânsito na infância é a base para formar as futuras gerações de condutores:

“A importância desse trabalho é justamente sensibilizar essas crianças, que serão essenciais para a sociedade futura”, disse.

É brincando que se aprende

A estratégia aprimorada a cada ano pelos agentes se apropria de elementos característicos da infância, isto é, o teatro de fantoches, encenações, música e a representação dos mascotes da instituição. Toda a diversão, ao passo que mexem com o imaginário dos pequenos, também estimula o desenvolvimento da fala, as potencialidades artísticas e o aprendizado sobre as principais regras de trânsito, foco principal do projeto.

Projeto educativo STTRANS. Foto: Luana Silveira | Acervo PMS.

Durante a Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro, a STTRANS continuará com o projeto educativo nas escolas e apoiará diversos eventos didáticos realizando controle de fluxo e interdição de vias.

Luana Silveira – Assessora de Comunicação da Superintendência de Trânsito e Transporte de Santana.

Contato: luanasilveirajor@gmail.com

Última modificação: 23 de setembro de 2022