Defesa Civil realiza limpeza preventiva em canais para evitar alagamentos, doenças e danos ao meio ambiente em Santana

3 de julho de 2021

A Defesa Civil do Município de Santana, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Infraestrutura (Semdi), iniciou, na última semana, uma ação de limpeza nos canais da cidade, com o objetivo de evitar alagamentos, doenças na população e danos ao meio ambiente. Os trabalhos iniciaram no canal do bairro do Paraíso que começa na avenida Santana e encerra na avenida Coelho Neto. A ação dessa primeira etapa deve finalizar na próxima semana, após a limpeza do córrego que passa pelo bairro Nova União.

“Aproveitamos quando está ensolarado e quando o canal está seco, pois dá para fazer uma limpeza mais profunda, até porque a gente consegue enxergar o final do canal, mas se houver alguma demanda de emergência, vamos paralisar a ação preventiva para atender a que for mais urgente e posteriormente voltaremos com o rodízio preventivo”, explicou Izandir Melo, coordenador da Defesa Civil de Santana.

A Defesa Civil seguirá fazendo o rodízio de limpeza pelos demais canais da cidade que cortam os bairros Remédios, Provedor, Maria Colares e Hospitalidade.

O coordenador informou ainda que na parte central da cidade o tipo de lixo predominante no canal é o mato, a terra e a lama, mas há registro de lixo doméstico em outras áreas, a exemplo de uma carcaça de geladeira retirada do canal da avenida Coelho Neto.

Sacolas plásticas, garrafas, latinhas, brinquedos, roupas e restos de comida também são jogados nos canais causando transtornos à população.

O descarte irregular de lixo acarreta numa série de problemas para a cidade. Isso porque os resíduos entopem bueiros e galerias pluviais, o que consequentemente resulta em alagamentos em dias chuvosos. Além disso, o montante contamina rios e mares, destrói a flora e fauna aquática e contribui para a proliferação de doenças.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 3 de julho de 2021