Defesa Civil de Santana retira troncos e árvores de rios e córregos em áreas rurais

31 de março de 2022

Com o período chuvoso, o Programa Frente de Trabalho da Defesa Civil do Município de Santana dá continuidade aos serviços de limpezas e manutenções que ocorrem há 3 meses em áreas rurais. As ações continuam durante   esta semana e contam com retirada de árvores e troncos que impedem a passagem das embarcações nos rios e córregos em comunidades ribeirinhas.

O gerente executivo de Proteção e Defesa Civil de Santana, Koroca de Jesus, explica que, neste período, com a elevação dos níveis da maré e com aumento da vazão das águas, embarcações podem ser atingidas por troncos de árvores e pedaços de madeira, que descem com mais força nos rios e córregos.

São retiradas apenas as árvores que podem trazer riscos às embarcações

“Navegar neste período, oferece certos perigos em função do grande volume de árvores caídas, que descem os rios e podem provocar choques com os barcos. O risco é ainda maior porque, em alguns casos, os troncos podem estar semissubmersos”, diz Koroca.

Para a moradora da comunidade Santo Antônio, Leonor das Chagas, os serviços desenvolvidos na área são bem-vindos e importantes, pois nunca haviam sido realizados. “Aqui na nossa comunidade há 36 famílias que precisam da ajuda do poder público. Nunca haviam feito esses tipos de serviços em nossa comunidade. É sempre bem-vindo e só tenho a agradecer o apoio que a prefeitura de Santana está nos dando”, destaca dona Leonor.

O Programa Frente de Trabalho continua com os serviços de retirada de árvores e troncos nas comunidades de Santo Antônio, Nossa Senhora do Desterro e São Raimundo do Pirativa. As equipes que desenvolvem os serviços são coordenadas pela Gerência Executiva de Proteção e Defesa Civil do Município de Santana.

Árvores tombam e podem causar acidentes às embarcações

Área urbana

Koroca de Jesus lembra que, para evitar alagamentos durante o período chuvoso, continua o alerta e monitoramento das principais áreas de riscos da cidade. “Aqui na área urbana, os serviços se concentram na limpeza dos canais, manutenção das vias, monitoramento de possíveis quedas de árvores, e pontos de alagamentos”, finaliza Koroca.

Anselmo Wanzeller

Defesa Civil