Defesa Civil de Santana monitora e limpa canais da cidade

17 de fevereiro de 2022

A Defesa Civil do Município de Santana inicia manutenção nos canais da cidade. Serviços de drenagem mecânica e limpeza manual estão no planejamento. O objetivo é evitar alagamentos durante o período chuvoso.

O canal que fica localizado entre as Avenidas José de Anchieta e Castro Alves, no bairro Paraíso, foi o ponto escolhido pela Prefeitura de Santana para dar início às ações de limpeza.

Lixo sendo retirado do canal no bairro Paraíso

Segundo o Coordenador de Campo da Defesa Civil de Santana, Ubiratan Viana, foi realizada a limpeza manual no local e mais uma vez alerta para o volume de lixo doméstico encontrado dentro do canal.

Ubiratan disse ainda que onde for possível dragar, irão utilizar o auxílio de máquinas pesadas para facilitar os trabalhos.

As fortes chuvas que caíram na última quarta-feira, 16, não causaram maiores prejuízos aos santanenses, mas a Defesa Civil se manteve em alerta, monitorando os principais pontos propícios de alagamentos. A PMS também esteve em contato com o núcleo de meteorologia do IEPA aguardando orientações, caso as chuvas permaneçam fortes.

Ano passado a Defesa Civil apostou em uma ação que inclui limpezas paliativas (manutenção de rotina) e as de longo prazo, onde realizou várias limpezas nos canais de forma preventiva, no decorrer do ano. No total, foram atendidos 47 braços de canais existentes em Santana.

Lixo sendo retirado no canal do bairro Paraíso

A defesa Civil pretende adotar a mesma metodologia do ano passado, devido a avaliação positiva dos trabalhos.

“Sabemos que há áreas que você não consegue evitar que haja algum tipo de alagamento, mas pelo menos, conseguimos diminuir o sofrimento das pessoas, principalmente a população que vive próxima dos canais e em áreas mais baixas”, concluiu o Coordenador de Campo da Defesa Civil de Santana, Ubiratan Viana.

Tina Sanches
Defesa Civil