Competências socioemocionais na educação foram abordadas na abertura do Semeando Saberes 2021, em Santana

5 de abril de 2021

A Secretaria Municipal de Educação de Santana, por meio de live no Facebook, deu início à semana pedagógica do município e ao ano letivo escolar. Para trabalhar as competências socioemocionais de alunos e professores, a convidada, Ruimarisa Pena, expôs algumas das aptidões que podem ser trabalhadas no ambiente escolar, a fim de melhorar o desempenho do professor e desenvolvimento dos alunos.

De acordo com Ruimarisa, as competências socioemocionais são capacidades individuais que se manifestam no comportamento, no modo de pensar, agir e nos sentimentos das pessoas. Por isso, esse segmento se torna muito pertinente para a educação escolar.

“As competências socioemocionais se encaixam exatamente no conjunto de habilidades que o indivíduo precisa para saber lidar com suas emoções. Quando se trata de aprendizagem, essas competências são fundamentais não só para o aluno, mas também para o professor”, afirmou a palestrante.

Cristiane Vilhena, Secretária Municipal de Educação falou sobre a relevância do projeto para a educação municipal.

“O semeando saberes é um projeto que representa a abertura dos trabalhos da educação dentro do município de Santana. Esse é um momento muito importante, onde dialogamos com todos os servidores e profissionais da educação”, afirmou. Ainda, destacou a importância da valorização do servidor e a preservação de sua saúde mental.

“Temos a intenção de trabalhar alguns projetos com psicólogos, voltados para o servidor, porque a gente sabe o quanto ele precisa desse olhar. Isso é um trabalho de valorização da parte do município, o prefeito tem esse olhar de valorizar o servidor, e estamos trabalhando para melhorar as nossas escolas e a qualidade da saúde mental do servidor”, disse.

O prefeito Sebastião Rocha, que esteve presente na live, frisou a importância da educação básica, referenciando a professora Gentila Nobre, com a seguinte frase: “nenhuma criança pode ficar fora da escola” e reafirmou compromissos com a educação municipal.

“A educação de qualidade começa com a inclusão de todas as crianças na escola, este é o compromisso número um da prefeitura”, afirmou.

O prefeito deixou um recado para os pais e responsáveis de crianças com idade escolar, e conselheiros tutelares, que “se conhecem alguma criança fora da escola, procure a Secretaria Municipal de Educação, porque se precisar de mais salas de aula, de mais professores para fazer com que mais crianças venham para a escola, nós vamos garantir, de nossa parte, que nenhuma fique de fora”, assegurou o gestor municipal.

Ainda durante seu pronunciamento, o prefeito falou sobre melhorias para o ensino remoto no município.

“Ensino remoto requer uma boa internet e a Prefeitura de Santana está com um projeto para executar dentro de sessenta dias, a disponibilização de cabeamento de fibra óptica na prefeitura e em todas as escolas do município, e também nas unidades de saúde”, disse.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 5 de abril de 2021